Você não vai acreditar no que ocorre quando adicionamos sal fundido à água!

10/03/2016 às 05:072 min de leitura

Existe coisa mais comum do que adicionar um salzinho à água quando estamos cozinhando? Portanto, é difícil de acreditar que a reação explosiva a que você vai assistir no vídeo a seguir — produzido pelo canal do YouTube TheBackyardScientist — envolve esses três ingredientes, ou seja, sal, água e calor. Confira:

Na realidade, se você prestar atenção nas imagens, vai perceber pela reação do rapaz que nem ele esperava que fosse ocorrer a explosão monstra que aparece no clipe. Aliás, ele teve sorte de não sofrer nenhum ferimento com os estilhaços de vidro do tanque que voaram para todos os lados! Sendo assim, não tente fazer o mesmo experimento em casa. Mas o que, afinal, aconteceu ali?

Possível explicação

De acordo com Fiona MacDonald, do portal Science Alert, nem mesmo o pessoal do canal TheBackyardScientist soube explicar ao certo o motivo de a adição de sal fundido à água ter resultado em uma reação tão explosiva. Por sorte, o vídeo foi registrado a 5 mil quadros por segundo, o que significa que podemos analisar tudo em câmera superlenta.

Além disso, também temos a internet e, portanto, milhares de pessoas — com conhecimento científico ou não — para opinar sobre o que aconteceu. A explicação mais aceita até o momento é que a explosão foi resultado do Efeito de Leidenfrost, que acontece quando um líquido entra em contato com uma substância significativamente mais quente do que o seu ponto de ebulição e forma uma camada isolante de vapor que evita que o líquido evapore.

No caso do sal e da água, para que o primeiro “derreta”, ele precisa ser aquecido a 800 °C, enquanto o segundo, como você sabe, atinge o ponto de ebulição aos 100 °C, aproximadamente. Assim, no experimento do vídeo, embora a coisa toda seja muito rápida, o que acontece é que, quando o sal fundido é derramado sobre a água, a camada de vapor se forma sobre ele quase instantaneamente.

Só que essa camada também evita que a água resfrie o sal, e isso faz com que o vapor vá se tornando superaquecido rapidamente, provocando um grande e repentino aumento de pressão. Para piorar, em vez de a gota de sal fundido estar próxima à superfície da água — o que facilitaria que o gás escapasse —, ela está afundando.

Com isso, a camada de vapor fica presa pela água, o que faz com que a pressão aumente ainda mais e mais rapidamente — até que o líquido não pode mais conter tudo isso e, então, ocorre a explosão épica do vídeo. E você, caro leitor, tem um palpite diferente sobre a reação registrada pelo canal TheBackyardScientist?

Você já viu alguma reação química dar muito errado? O que aconteceu? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: