Ciência
12/07/2017 às 06:16•1 min de leitura
Fotografias têm a capacidade quase mágica de congelar momentos e memórias. Comparar fotos antigas com imagens atuais é um exercício capaz de deixar quase qualquer ser humano entretido por muito tempo, e pensando exatamente nessa comparação que fotografias nos permitem fazer é que nasceu o projeto The Time Goes By, em 1982.
Ao longo de 30 anos, 12 casais foram retratados para que pudéssemos ver como o tempo mudava a aparência de cada um deles. Alguns continuaram juntos e construíram suas famílias enquanto outros acabaram se separando. O que os retratos que você vai ver a seguir têm em comum é o fato de que todas as pessoas fotografadas envelheceram e suas imagens nos mostram isso com clareza.
A fotógrafa Barbara Davatz, responsável pelo projeto, disse que não esperava que seu trabalho fosse ficando tão curioso, e que as fotos foram feitas em intervalos irregulares mesmo, sempre quando as pessoas estavam disponíveis e podiam participar de uma reunião.
As fotos são todas em preto e branco e para criar uma identidade, a fotógrafa pediu apenas para que os participantes posassem sempre olhando para a câmera, de preferência com o rosto sem expressão. Davatz contou também que algumas das pessoas fotografadas afirmaram que não gostam de ver o próprio envelhecimento, mas que a maioria dos indivíduos não tem problemas com isso. A seguir, veja algumas das imagens: