Veja aqui quais são as 12 capas mais icônicas de revistas norte-americanas

16/08/2013 às 10:493 min de leitura

Pode ser que você não se interesse muito por revistas internacionais. No entanto existem capas que se tornaram tão conhecidas — seja por causarem impacto, por trazerem algum personagem famoso ou até por sua beleza — que acabaram se tornando históricas. Aliás, muitas dessas capas foram imitadas largamente por publicações de várias partes do mundo.

Assim, o pessoal do site Mashable decidiu reunir em uma matéria algumas dessas ilustrações, e para criar a lista, foram considerados aspectos como quantas cópias foram vendidas, quão marcantes e polêmicas eram as capas, e se elas afetaram de alguma forma a cultura norte-americana. O resultado foram 12 capas sensacionais, as quais a maioria você provavelmente já viu em algum lugar. Confira:

12 – Princesa do povo

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

Lançada em setembro de 1997, este número da People foi um tributo da revista à Princesa Diana, e teve nada menos do que 3,1 milhões de cópias vendidas. Ela se tornou a segunda edição mais vendida da revista, perdendo apenas para o número que trouxe o atentado ao World Trade Center na capa (item 5 desta matéria).

11 – Boa mãe?

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

A capa acima, que ilustrou a edição da Time de maio de 2012, causou bastante polêmica e trouxe à tona diversas questões sobre a amamentação, debatendo questões como até quando as crianças devem ser amamentadas, quais são os benefícios, deve ser feito em público etc.

10 – Meu Deus...

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

De outubro de 1966, esta impactante capa da Esquire traz uma história real vivida pela Companhia M durante seu traslado do Forte Dix ao Vietnã. Com a frase “Meu Deus – atingimos uma garotinha” (em tradução livre), essa edição da revista marcou a mudança da atitude da população norte-americana com relação à guerra.

9 – Atentado ilustrado

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

Publicada em abril deste ano, a Sports Illustrated — famosa por apresentar belas mulheres na capa — trouxe uma das imagens que mais circularam pelo mundo depois do atentado durante a maratona de Boston. Você certamente viu essa foto, que mostra o momento em que Bill Ifrig, um participante de 78 anos, é derrubado pelo impacto da detonação da segunda bomba.

8 – Bill

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

Esta sugestiva capa da Esquire, lançada em dezembro do ano 2000, traz o ex-presidente Bill Clinton em uma pose que — intencionalmente ou não — acabou voltando os olhos dos leitores para a virilha... ou melhor, para a sua escapadela com a estagiária Monica Lewinsky.

7 – Saída do armário

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

Provavelmente uma das “saídas do armário” mais emblemáticas do mundo, esta Time de abril de 1997, que traz Ellen DeGeneres na capa dizendo “Sim, sou gay” (em tradução livre) quase custou à apresentadora sua carreira.

6 – Sandy arrasa NY

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

A incrível capa acima, da New York de novembro de 2012, mostra Manhattan durante a passagem do furacão Sandy pela cidade. A revista vendeu cerca de 16 mil cópias, no entanto, a imagem rendeu à publicação o prêmio de Capa do Ano da Sociedade Americana de Editores de Revistas.

5 – Terrorismo

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

Com a impactante imagem acima, esta publicação da People de setembro de 2001 tragicamente se tornou a edição de maior número de vendas da história da revista, com 4,1 milhões de cópias vendidas.

4 – Rompendo tabus

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

Em agosto de 1968, a Glamour trouxe Katiti Kironde — a vencedora de um concurso de beleza da época — estampando a sua edição. A novidade? Esta foi a primeira vez que uma mulher negra apareceu na capa de uma revista norte-americana de grande circulação. Além de romper tabus e causar controvérsias, esse foi o número (com 2 milhões de cópias) com a maior quantidade de unidades vendidas nos então 29 anos de existência da revista.

3 – Centro do mundo

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

Esta edição de março de 1976 da The New Yorker traz uma incrível ilustração de Saul Steinberg retratando Manhattan como o centro do mundo. Mais especificamente, a capa mostra uma visão do planeta a partir da 9° Avenida, e foi imitada por muitas outras publicações famosas, como a The Economist e a Mad.

2 – Um salto gigantesco

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

É claro que esta capa não poderia faltar na lista! A imagem ilustrou a Life de julho de 1969, edição especial dedicada à primeira vez que o homem pisou na Lua.

1 – O rosto

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

Além de ser a capa mais famosa da National Geographic em seus 125 anos de história, sem dúvida esse retrato também é um dos mais conhecidos do mundo. A belíssima foto — clicada por Steve McCurry — traz a afegã Sharbat Gula, que na época era apenas uma menina vivendo em um campo de refugiados na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: