Artes/cultura
22/01/2015 às 10:14•3 min de leitura
A humanidade vem enfrentando o oceano há milhares de anos. No decorrer das eras, as ondas e os tufões engoliram embarcações e fizeram navios imponentes em pedaço. E como não lembrar do Titanic? Uma das construções mais imponentes e desastrosas de todos os tempos e que, em sua inauguração, foi considerada inaufragável.
“Navegar é preciso, viver não é preciso”, disse o filósofo romano Plutarco durante uma imensa tempestade no Mediterrâneo. A seguir, você confere 16 imagens que fazem uma viagem no tempo e ilustram muito bem o que ele queria dizer com essa frase.
Um navio a vapor tenta vencer a fúria do oceano.
O “Endurance” (“Resistente” em português) atolado no gelo.
O barco “Garthsnaid” passou por apuros enquanto estava no mar. Repare nos quatro marujos tentando se segurar desesperadamente em uma parte da vela de traquete que se soltou das juntas em pleno um vendaval.
Nesse dia, a Europa – uma das linhas de serviços marítimos mais rápidas do ramo na época – sofreu atrasos em seu destino rumo à cidade de Nova York. Com tempo de espera de 24 horas, o mau tempo foi o principal responsável pelos estragos. Pela imagem, dá para ver que o capitão teve muito trabalho para manter a embarcação inteira.
A imagem ilustra uma situação perigosa a bordo do cargueiro alemão MS Sabine Howaldt durante uma tempestade de inverno no Atlântico Norte.
Essa foto retrata o HMS Nottingham desbravando o Atlântico durante um treinamento de tiro, a aproximadamente 322 km a oeste da Irlanda.
Aqui, um marinheiro sobe as escadas a bordo do Military Sealift Command (MSC) para escapar de uma rara tormenta de neve que ocorreu enquanto estava na Naval Amphibious Base (NAB) em Little Creek, Virgínia, EUA.
Na foto, o cargueiro "Porvenir I" é visto durante uma intensa rajada de ventos que assolaram a costa do Chile. Nesse dia, três tripulantes caíram no mar e não puderam ser resgatados nunca mais.
Apesar da beleza da fotografia, esse é um intenso momento em que uma tempestade de raios começa logo acima da cabine de comando do porta-aviões de classe Nimitz USS John C. Stennis (CVN 74) enquanto ele transita pelo Golfo Pérsico.
O cargueiro russo "Vera Veloshina" é visto próximo do resort Black Sea em Sudak, Ucrânia, após encalhar durante uma intensa trovoada.
Nessa imagem, uma terrível tormenta de raios ilumina os céus e assusta os tripulantes do USS Iwo Jima (LHD 7) em uma noite assombrosa.
O navio de patrulha HMNZS Wellington encontra dificuldades no Mar de Ross, localizado no oceano Atlântico.
Nessa imagem, os marinheiros preparam o lançamento de um caça F/A-18EF Super Hornet enquanto o porta-aviões de classe Nimitiz, USS Carl Vinson (CVN 70), enfrenta um temporal no Mar Arábico.
Quem disse que não existe areia em alto-mar? Nessa imagem, o USS Carl Vinson (CVN 70) se depara com uma tempestade de areia em pleno o Mar Arábico.
O navio pesqueiro francês, Alf, quase naufragou durante um temporal no Mar da Irlanda. À direita, um helicóptero se aproxima para prestar socorro à tripulação.
O destroyer da classe Arleigh Burke, USS Donald Cook (DDG 75), enquanto transita pelo Mar Negro durante uma nevasca pesada.