Vai pedalar? Confira uma seleção de apps especialmente para ciclistas
02
Compartilhamentos

Vai pedalar? Confira uma seleção de apps especialmente para ciclistas

Equipe MegaCurioso

Crédito: Shutterstock

Qual é o papel da bicicleta no seu dia a dia? Já vimos neste artigo que a bike pode ser usada como diversão, como meio de transporte ou como um estilo de vida. Seja qual for a importância da magrela na sua rotina, saiba que você pode tirar muito mais proveito dos seus passeios com a ajuda de alguns aplicativos.

Para quem pedala para manter a forma, existem ferramentas que contabilizam as calorias gastas durante o trajeto. Para aqueles que participam de competições ou querem começar a treinar, os aplicativos podem até mesmo registrar os batimentos cardíacos, a velocidade alcançada e a altimetria do terreno. E se você gosta muito da sua magrela, também pode aprender a cuidar bem dela, revisar seus equipamentos e fazer pequenos consertos – tudo isso apenas com uma ajudinha da tecnologia.

Então, baixe os seus aplicativos favoritos e prepare sua bicicleta. O caminho para o trabalho, o treino do final de semana ou os passeios de domingo com a família nunca mais serão os mesmos.

Cyclemeter

Crédito: Reprodução/itunes.apple.com

Se o seu objetivo e obter mais informações sobre a sua pedalada, o Cyclemeter é o aplicativo perfeito. Associado ao GPS do gadget, a ferramenta registra em tempo real diversos elementos, como velocidade, cadência e frequência cardíaca durante o trajeto. Fácil de operar, o sistema pode ser pausado a qualquer momento com um toque na tela ou através do controle remoto no fone de ouvido. Os resultados são apresentados na forma de gráficos que podem ser usados para ver seu rendimento, compartilhar com os amigos ou comparar com o desempenho dos outros usuários.

Confira a versão para iOs do Cyclemeter, que custa 4,99 dólares.

World Bike

Crédito: Reprodução/play.google.com

O sistema de locação de bicicletas é bastante prático e comum em diversas cidades. Então, se você está com uma viagem marcada e não abre mão de usar as magrelas em qualquer parte do mundo, vale a pena conferir o World Bike. O aplicativo mostra os locais e a quantidade de bicicletas disponíveis em 20 cidades dos Estados Unidos, França, Espanha, Irlanda, Canadá, Austrália e outros países.

Confira a versão para Android do World Bike, que é gratuito.

Cogmon Bike

Crédito: Reprodução/itunes.apple.com

O Cogmon Bike é uma espécie de jogo que traz muito mais do que apenas entretenimento. Perfeito para quem deseja realizar treinos indoors ou para as pessoas que usam a bicicleta como um meio de perder alguns quilinhos, o aplicativo tem gráficos bonitos e atraentes. Desenvolvida em parceria com a fabricante de rolos de treino Minoura, a ferramenta permite escolher circuitos em velódromos, pistas urbanas, estradas ou ainda provas individuais e de contrarrelógio. O aplicativo ainda registra as informações de velocidade, cadência e batimento cardíaco do ciclista.

Confira a versão para iOs do Cogmon Bike, que custa 9,99 dólares.

Strava

Crédito: Reprodução/itunes.apple.com

Muito mais do que um aplicativo, o Strava é uma rede social completa para os amantes do pedal, permitindo compartilhar as informações de seus treinos e conferir o status de outros ciclistas no Facebook ou no Twitter. A ferramenta ainda registra o trajeto, a distância, o tempo percorrido, as calorias gastas e os batimentos cardíacos em cada passeio. Depois, é possível comparar todos os dados para acompanhar o seu rendimento. Para aproveitar todas as funcionalidades da ferramenta, é fundamental ter um aparelho equipado com GPS.

Confira as versões para Android e iOs do Strava, que é gratuito.

Bike Repair

Crédito: Reprodução/itunes.apple.com

Se você pretende ir mais a fundo nos mecanismos da sua bicicleta, entender como tudo funciona e estar preparado para consertá-la sempre que necessário, o Bike Repair pode ser o guia que estava faltando na sua vida de ciclista. Com 42 páginas, a ferramenta ensina a resolver mais de 70 problemas mecânicos comuns nas magrelas. Com uma série de imagens detalhadas dos componentes, você aprende a trocar os pneus, regular os freios e muito mais. O aplicativo é em inglês, mas as imagens são quase autoexplicativas.

Confira as versões para Android e iOs do Bike Repair, que custam 5,80 reais e 3,99 dólares respectivamente.

Sports Tracker

Crédito: Reprodução/itunes.apple.com

Bastante difundido entre os brasileiros, o aplicativo funciona como um diário que armazena todas as informações dos seus treinos para que você possa acompanhar e analisar o seu progresso sempre que quiser. A partir de mapas, o sistema permite calcular tempos e distâncias. E como outros aplicativos, você pode compartilhar o seu desempenho no próprio Sports Tracker, além do Twitter e do Facebook. Também é possível compartilhar fotos dos seus trajetos e as músicas que embalam a sua pedalada.

Confira as versões para Android, iOs e Windows Phone do Sports Tracker, que é gratuito.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.