Fazer sexo com os neandertais acabou nos dando uma DST

28/10/2016 às 11:391 min de leitura

O HPV é um vírus perigoso, que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos. Ele pode ser transmitido sexualmente e, quando isso acontece, se alocar nos órgãos genitais da pessoa infectada.

O vírus também é o principal responsável pelo desenvolvimento de câncer de colo do útero nas mulheres, por isso é importante se vacinar e ir ao médico imediatamente caso você perceba o aparecimento de verrugas nessas regiões.

Mas como essa doença surgiu? Novos estudos indicam que a culpa pode ser do homem de Neandertal e do fato de nós (membros da espécie Homo sapiens) termos feitos sexo com eles há alguns milhares de anos. É o que propõe um artigo publicado pela Universidade de Oxford.

Como isso aconteceu?

Quando nós saímos da África, há aproximadamente 60 mil anos, encontramos grupos de neandertais infectados com o HPV pelo caminho. Fizemos sexo com eles e acabamos pegando o HPV 16 a, uma das variações do vírus.

Isso é importante, pois indica como fomos infectados com as variações mais perigosas da doença. O resultado também pode explicar por que o HPV tem tantas variações, espalhadas de maneira desigual pelo mundo. É porque tudo começou com nossos ancestrais, que migraram e desenvolveram novos tipos do vírus.

Mas antes de ficar com raiva dos neandertais por causa disso, saiba que existe a possibilidade de nós termos passado outras doenças para eles também. Inclusive, uma linha de estudo sugere que esse contato entre espécies foi o responsável pela extinção completa dos neandertais.

O HPV está em praticamente todo canto. Um estudo feito pela revista The Lancet com pessoas no Brasil, no México e nos Estados Unidos, mostrou que 50% dos homens e 20% das mulheres sexualmente ativos tinham o vírus no corpo.

Em muitos casos, ele pode não se manifestar e ser eliminado pelo próprio organismo hospedeiro, mas há a possibilidade dele causar um câncer. Por isso, é importante lembrar: procure se informar sobre os pontos de vacinação contra o HPV na sua cidade e não faça sexo desprotegido.

Fonte

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: