No futuro, a humanidade se parecerá fisicamente com os brasileiros

20/09/2012 às 07:102 min de leitura

(Fonte da imagem: Reprodução/Life’s Little Mysteries)

Não há como negar. A influência de tantos povos que vieram para o Brasil e se misturaram com os nativos — além de se misturarem entre si —, acabou dando origem a uma etnia meio “vira-lata”. Afinal, basta analisar a sua árvore genealógica para confirmar que, muito provavelmente, você teve um ancestral europeu, negro, asiático ou nativo e, algumas vezes, até todos eles!

Pois de acordo com um artigo publicado pelo site Life’s Little Mysteries, graças à facilidade de locomoção com a qual contamos hoje em dia, à globalização e à difusão cultural, outros povos estão passando pelo mesmo processo de miscigenação que o nosso — e a tendência é que a humanidade, dentro de alguns séculos, se torne fisicamente parecida com os brasileiros.

Antigamente, as comunidades eram muito mais isoladas, devido às dificuldades de transitar entre uma localidade e outra. Assim, eram muito comuns os casamentos entre primos ou outros familiares, por exemplo, o que também fazia com que as características genéticas desses povos sofressem poucas influências externas.

O mundo será “vira-lata”

Com o surgimento de estradas, diferentes meios de transporte e, ultimamente, tantas facilidades para viajar de um país a outro, as pessoas estão se “misturando” cada vez mais, sendo bastante comum que um indivíduo tenha pais oriundos de continentes diferentes. Tudo isso vem contribuindo para que a população mundial, gradualmente, apresente características mais homogêneas.

Assim, vários aspectos que servem para identificar alguns povos — como a cor da pele, olhos e cabelos, além do formato do rosto e dos olhos, por exemplo —, embora não desapareçam completamente, devem se tornar bem mais sutis, de acordo com o grau de miscigenação e fluxo de imigrantes em determinadas partes do mundo.

E os resultados de tanta mistura já estão sendo notados em vários países, como uma diminuição na incidência de pessoas com olhos azuis e cabelos louros e um maior índice de pessoas com a pele mais morena.

Fonte: Life’s Little Mysteries

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: