Estrela de documentário premiado, garoto de 17 anos morre de velhice

17/01/2014 às 11:131 min de leitura

Sam Berns, o carismático e precoce garoto de 17 anos, que estrelou o documentário “Life According to Sam”, faleceu na última sexta-feira (10) em sua própria residência na cidade de Foxborough (nos Estados Unidos). A causa da morte do rapaz não poderia ter sido outra senão graves complicações relacionadas à sua condição genética diferenciada, conhecida como progeria.

De acordo com a Fiocruz, a progeria ou síndrome de Hutchinson-Gilford é uma doença genética que causa envelhecimento precoce em seus portadores, a uma taxa equivalente a mais ou menos sete vezes mais rápida do que uma pessoa normal. Portanto, quando um portador da síndrome completa 9 anos de idade, seu organismo responde como se eles estivesse completando seu 63º aniversário — o que encurta absurdamente a expectativa de vida dos pacientes.

Mas depois que Sam participou de um documentário sobre sua própria situação, em uma corrida heroica em busca de uma solução para sua condição, ele acabou sendo conhecido e reconhecido no mundo todo. Seu rosto agora estampa as principais campanhas de pesquisas e de auxílio aos oito milhões de crianças que nascem com a síndrome de Hutchinson-Gilford. Além disso, a produção “Life According to Sam” (ainda sem tradução oficial para o português) foi indicada ao Producers Guild Awards 2014.

E não há motivos para tristeza, pois o próprio Sam se mostrou uma pessoa muito feliz durante as cenas exibidas na produção. Durante seu tempo de luta, o experiente garoto dava palestras motivacionais e sempre respondia suas entrevistas com muito otimismo e bom humor. Enfim, que Sam esteja bem onde estiver e essa história também lembra um filme mais antigo, estrelado por Robin Williams, chamado “Jack” — que você pode conferir uma passagem muito interessante no vídeo acima.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: