Parece pequeno, mas meteorito é extremamente importante (Fonte da imagem: Reprodução/Terra e AFP)

Geólogos poloneses encontraram um meteorito de cerca de 300 quilos, algo capaz de render o título de maior e mais importante corpo extraterrestre achado no Leste Europeu até hoje. Segundo as informações, dois estudiosos “caçadores de meteoritos” encontraram o objeto no final de setembro, em uma reserva de meteoritos localizada em Morasko, ao norte da cidade de Poznan.

Para identificar o achado, Magdalena Skirzewska e Lukasz Smula usaram um detector eletromagnético, que percebeu os metais presentes na sua estrutura. Em forma de cone, ele encontrava-se enterrado a cerca de dois metros de profundidade. Os pesquisadores que já tiveram contato com o achado acreditam que ele pode ter caído na Terra há mais de 5 mil anos.

O seu corpo é composto basicamente por ferro, contendo também porções de níquel. De acordo com os cientistas, o meteorito pode ajudá-los a compreender melhor a composição das camadas internas do nosso planeta. Segundo o professor Andrzej Miszynsk, o fragmento traz muita similaridade com a matéria do córtex terrestre, de forma que, assim, eles serão capazes de conhecer um pouco mais sobre essa parte da Terra.