Fogo se comporta de maneira diferente (Fonte da imagem: Reprodução/io9)

A gravidade do nosso planeta é a grande responsável por muitas coisas em nossa vida. Ela permite que você consiga erguer pesos na academia para ganhar aqueles músculos, voar de avião ou fazer aquele bonito salto de barriga na piscina durante as férias.

Ela também tem participação em como o fogo se comporta dentro do nosso planeta. Quando uma chama está acesa, esta começa a aquecer o ar a sua volta. Com isso, essa área começa a contar com um ar menos denso, que é empurrado para cima.

Isso acontece porque a gravidade tende a atrair para baixo tudo o que for mais frio e, consequentemente, mais denso. Bom para o fogo, que com isso, consegue se manter abastecido de oxigênio para consumir. Mas e quando não há gravidade, o que acontece?

O vídeo acima demonstra como o fogo se comporta quando ele se encontra em um lugar com gravidade zero. E a explicação é mais simples do que podemos imaginar. Quando não há essa força gravitacional, o ar que está sendo aquecido pela chama não se expande. Sem essa pressão, o fogo simplesmente permanece onde está, espalhando-se de maneira uniforme junto ao oxigênio que ali houver para ele consumir.

Fonte: io9, NasaScientific American