publicidade

A gravidade da Terra está sofrendo com o aquecimento global

26/05/2015 às 14:042 min de leitura

De acordo com informações recentes em noticiários “gringos”, grande parte da imponente camada de gelo da Antártida Ocidental começou a desmoronar e, aparentemente, seu contínuo derretimento não quer mais parar ou ao menos dar uma pausa de descanso. Assim sendo, é possível que esse derretimento desestabilize partes vizinhas da camada de gelo, causando o aumento de três metros no nível do mar nos próximos séculos.

Como alerta aos atentos de plantão, a NASA revelou que o planeta se aqueceu quase um grau Celsius desde 1900 em seu ilustre relatório Met Office, apresentando evidências plausíveis de que o constante derretimento das geleiras está modificando a gravidade da Terra de forma significativa.

A regra é essa: com o derretimento das geleiras, o nível dos oceanos sobe, gerando alteração da gravidade. Com a palavra, a ESA (Agência Espacial Europeia): “A perda de gelo da Antártica Ocidental entre 2009 e 2012 causou um mergulho no campo gravitacional sobre a região da Antártida”.

Análises detalhadas

Para você ter ideia da seriedade do assunto, esse estudo não foi realizado cegamente: os caras usaram e abusaram de informações extraídas em bancos de dados sobre o Planeta Azul, observações de temperatura marinha e dados significantes de estações meteorológicas da África, Rússia e do Canadá.

Não contentes, três satélites que utilizam tecnologia 3D foram lançados na atmosfera para o estudo do derretimento das geleiras da Groelândia (GOCE e GRACE, que é gêmeos). Confira duas fotos abaixo:

Imagem de 1995

Imagem de 2015

Planeta quente

De acordo com dados de institutos renomados mundo afora, a Terra está ficando mais quente, apresentando a elevação de quase 1 ºC em sua temperatura ao longo dos últimos 100 anos, e isso não é pouco. De 2005 a 2010 foram os anos mais quentes já registrados, mas, segundo a NASA, tudo indica que esse ano baterá o recorde de elevação de temperatura — veremos.

Para quem ainda está “boiando” e não sabe sobre os recentes riscos acerca do inusitado e perigoso aquecimento global, clique aqui para conferir algumas matérias feitas pela equipe do Mega Curioso.

***

E você, leitor, o que pensa sobre o aquecimento global? Não deixe de compartilhar sua opinião com a gente nos comentários abaixo.

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: