Fascinante: estes desenhos foram criados por um menino russo há 700 anos

14/03/2017 às 06:062 min de leitura

O que você acredita que uma criança de 7 ou 8 anos de idade desenharia hoje em dia? Sua versão de seus personagens favoritos de games ou animações? Seus brinquedos favoritos? Quem sabe esboços de sua casa e familiares? Mas, e uma criança dessa faixa etária que viveu durante a Idade Média, sobre o que ela desenharia? Para você ter uma ideia, basta dar uma olhadinha nos fascinantes desenhos de Onfim, um menino russo do século 13.

Nesse desenho, Onfim fez um retrato dele ao lado de seu pai

Os desenhos de Onfim foram descobertos por um time de arqueólogos que realizavam escavações em Veliky Novgorod, na Rússia, em 1951, e foram recuperados juntamente com mais de mil artefatos datados entre os séculos 11 e 13. Também conhecido como Anthemius de Novgorod, Onfim era um garoto comum que viveu na região durante os anos de 1200, e tinha 7 anos de idade quando criou as ilustrações.

Legado medieval

Segundo os arqueólogos, as “obras” de Onfim somam 17 itens e foram criadas sobre cascas de bétula, um gênero de árvore bastante abundante em Veliky Novgorod. As ilustrações foram preservadas graças ao tipo de argila na qual elas permaneceram enterradas durante cerca de 700 anos e consistem nos deveres de casa do menino, assim como em desenhos e rabiscos que ele fazia quando ficava de saco cheio de estudar.

Prática do alfabeto — e desenhos que provavelmente representam Onfim e seus amiguinhos

Na época em que Onfim fez seus desenhos, Veliky era conhecida como Rus’ de Kiev e consistia em um antigo estado formado por clãs eslavos orientais. Os exercícios de escrita do menino estão no antigo idioma utilizado em Novgorod e foram criados nas cascas de bétula — material usado durante séculos pelos povos da região como um substituto mais barato para o papel.

De acordo com os pesquisadores, além de praticar com as letras do alfabeto, Onfim escreveu algumas passagens bíblicas do Livro de Salmos que provavelmente eram familiares a ele, como “Senhor, ajude o seu servo, Onfim”, e trechos dos salmos 6:2 e 27:3. Com relação aos desenhos, o menino soltava a criatividade e reproduzia coisas comuns de sua época.

No lado esquerdo, Onfim desenhou seus pais e, no direito, uma criança brincando perto de uma árvore

A seguir, você pode ver um desenho que Onfim fez ao lado de um alfabeto que consiste em um “autorretrato” onde ele se identifica como uma besta. O monstrinho, como você pode ver, tem orelhas pontudas, pescoço comprido, cauda enrolada e uma flecha na boca — ou estaria o animal cuspindo fogo? Veja:

"Eu sou uma besta"

Onfim, assim como qualquer garoto de sua idade da era medieval, possivelmente sonhava em se tornar um cavaleiro um dia e fez desenhos dele mesmo nos quais se imaginava adulto, montado em um cavalo, com espada em punho e matando um inimigo com uma lança. Confira:

Onfim, o Cavaleiro Medieval!

Aliás, Onfim curtia desenhar cenas de batalhas e deixou várias delas para a posteridade — veja abaixo! O mais interessante sobre os rabiscos do menino é que, mesmo sem ter intenção, ele criou uma espécie de cápsula do tempo que nos permite ter uma ideia de como era a rotina e quais eram os anseios de uma criança da era medieval.

Mais cenas de lutas e batalhas

O mais legal é que, enquanto documentos e registros históricos deixados por adultos do passado nos permitem saber qual era o panorama político, econômico e religioso de determinadas épocas, os materiais deixados pelas crianças revelam mais sobre como era a vida das pessoas comuns. Se Onfim chegou a concretizar seu sonho de se tornar um cavaleiro, ninguém sabe, mas é inegável que seu legado é realmente fascinante!

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: