Os 10 homens mais ricos de todos os tempos

19/11/2013 às 08:363 min de leitura

Os tempos mudam e as riquezas dos homens também, mas existiram (e ainda existem) alguns que se destacaram através das épocas pela sua fortuna astronômica. Milhões e bilhões fizeram deles os homens mais ricos de todos os tempos.

O site Ask Men reuniu os 10 milionários mais evidenciados nos últimos séculos, incluindo ricaços do século 18 e até o nosso conhecido Bill Gates.

Para fazer a lista, o site pesquisou o patrimônio estimado no auge financeiro de cada um deles, por meio de comparações do produto interno bruto dos Estados Unidos e ainda usando cálculos fornecidos pelo Departamento de Trabalho e Estatística dos EUA. Confira abaixo.

10 – Carlos Slim Helu (1940 - )

Fonte da imagem: Reprodução/Born Rich

Fortuna: 60 bilhões de dólares

O empresário mexicano de origem libanesa é conhecido como Midas por transformar empreendimentos falidos em companhias lucrativas. Acredita-se que, entre 2005 e 2007, a fortuna de Slim dobrou.

Nesse período, seu patrimônio cresceu em torno de 27 milhões de dólares por dia! A razão é simples: ele é dono de tudo no México. Mais de 200 empresas estão sob o seu comando, desde o setor de telecomunicações, transportes, mineração, seguros, tecnologia, finanças até cigarros e refrigerantes.

9 – Warren Buffett (1930 - )

Fonte da imagem: Reprodução/Investment

Fortuna: 62 bilhões de dólares

Warren Buffett, um investidor, acionista e filantropo norte-americano, não se importa em buscar novas aquisições mesmo quando a economia está em crise. Ele é considerado o mais bem-sucedido investidor do século XX.

Além de todos os seus investimentos (que incluem empresas como a Coca-Cola e veículos de comunicação, como o jornal The Washington Post), Buffett recentemente destinou 31 bilhões de dólares para a Fundação Bill e Melinda Gates. Afinal, apenas um dos homens mais ricos de todos os tempos pode doar bilhões.

8 –  Sam Walton (1918 - 1992)

Fonte da imagem: Reprodução/Famous Entrepreneurs

Fortuna: 62,1 bilhões de dólares

Sam Walton, falecido em 1992, foi o fundador da maior rede de varejo do mundo: a Walmart, além do Sam’s Club, que também foi uma ideia sua.

Ele foi um empresário muito bem-sucedido e trouxe ao varejo as possibilidades de maior variedade, horários mais convenientes de lojas e armazenagem central, além de outros fatores que passaram a ser utilizados por outras redes do setor. Com dois anos de existência e 24 lojas, a rede já faturava 12,6 milhões de dólares. Atualmente, com cerca de cinco mil lojas, chega a faturar 256 bilhões de dólares. A família Walton está com o futuro garantido.

7 – Marshall Field (1834 - 1906)

Fonte da imagem: Reprodução/Automotive Digital Marketing

Fortuna: 63,7 bilhões de dólares

Para melhor ou pior, o "cliente sempre tem razão”. Com certeza você já se deparou com essa frase. Ela fazia parte de uma das muitas filosofias de Marshall Field, que foi o fundador de uma das maiores cadeias de lojas de departamentos dos Estados Unidos: a Macy’s. Foi a partir desse reconhecimento de se colocar no lugar do cliente e conhecer os seus anseios que Marshall se tornou um dos maiores bilionários de todos os tempos.

6 – Frederick Weyerhaeuser (1834 - 1914)

Fonte da imagem: Reprodução/Seattle Times

Fortuna: 76,5 bilhões de dólares

O germano-americano Frederick Weyerhaeuser foi um magnata da madeira e fundador da Companhia Weyerhaeuser, que detinha serrarias, fábricas de papel e outras empresas relacionadas ao setor madeireiro.  

5 – John Jacob Astor (1763 - 1848)

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Fortuna: 116,6 bilhões de dólares

Nascido na Alemanha, o empresário, comerciante de peles e investidor foi o criador da primeira empresa de crédito nos Estados Unidos. Ele foi para o país após a Guerra Revolucionária Americana e construiu um império de comércio de peles que se estendeu para a região dos Grandes Lagos e no Canadá. Ele também se envolveu em venda de ópio e imóveis em Nova York, obtendo sucesso e lucro em todas essas áreas.

4 –  Bill Gates (1955 - )

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

Fortuna: 124 bilhões de dólares

Mesmo com a fortuna atual estimada em 58 bilhões de dólares, esse número está bem abaixo do que o fundador da Microsoft, Bill Gates, alcançou há uma década, quando foi o seu auge de lucratividade de 124 bilhões de dólares. A fortuna foi reduzida devido aos avanços da tecnologia e também por doações generosíssimas a projetos filantrópicos, que incluem a sua própria instituição e de sua mulher.

3 – Cornelius Vanderbilt (1794 - 1877)

Fonte da imagem: Reprodução/History

Fortuna: 178,4 bilhões de dólares

Vanderlbilt foi um empreendedor americano que construiu sua fortuna através da marinha mercante e da construção de ferrovias, conseguindo reunir um império. No testamento, ele destinou 138 bilhões para seu filho William, mas "apenas" 500 milhões dólares para cada uma de suas oito filhas. Sua esposa recebeu 500 milhões dólares em dinheiro, a modesta residência dos Vanderbilt em Nova York e duas mil ações da New York Central Railroad.

2 – Andrew Carnegie (1835 - 1919)

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Fortuna: 297,8 bilhões de dólares

Carnegie foi um empresário e filantropo norte-americano nascido na Escócia. Ele era um ávido investidor, agia com perspicácia e tinha influências políticas, que o ajudaram a alcançar a sua fortuna como o “rei do aço” com a Companhia de Aço Carnegie.

O bilionário também ficou conhecido pela sua generosidade na filantropia, sendo tido como o primeiro empresário a declarar publicamente que os ricos têm a obrigação moral de repartir as suas fortunas acumuladas.

1 – John D. Rockefeller (1839 - 1937)

Fonte da imagem: Reprodução/Mashable

Fortuna: 323,4 bilhões de dólares

John Davison Rockfeller foi um investidor, homem de negócios e filantropo norte-americano. Ele foi o fundador da Standard Oil Company, que dominou a indústria do petróleo nos Estados Unidos. Ele também levava a sério a filantropia na educação, medicina e ciência.

Suas fundações pioneiras desenvolveram as pesquisas médicas e ajudaram a erradicação da febre amarela e ancilostomíase. Fundou a Universidade de Chicago e a Universidade Rockefeller.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: