publicidade

Cientistas descobrem o segredo dos egípcios para mover pedras gigantescas

06/05/2014 às 02:462 min de leitura

Embora algumas pessoas acreditem que os antigos egípcios fossem influenciados por extraterrestres e que as pirâmides eram coisa de outro mundo, agora tudo se tornou mais simples. Um dos maiores mistérios da humanidade era: como uma civilização antiga, sem nenhuma tecnologia moderna, foi capaz de mover pedras de 2,5 toneladas através da areia? Se não foram os discos voadores, como eles moviam e empilhavam os objetos?

Uma equipe da Universidade de Amsterdã acredita ter encontrado a solução para o problema – e o pior é que ela estava na cara o tempo todo.

A tarefa se resume ao atrito. Para transportar a carga rochosa, os antigos egípcios deviam ultrapassar as areias do deserto, logo, centenas de escravos colocavam as pedras em “trenós” imensos. Por sua vez, esses objetos eram constituídos basicamente de grandes superfícies planas com bordas viradas para baixo.

Entretanto, quando você coloca um trenó gigantesco com uma carga de 2,5 toneladas na areia e tenta puxá-lo, o resultado não é muito legal. Geralmente, ele tende a afundar na areia à frente dele, criando assim uma elevação que precisa ser retirada com frequência antes que ela se torne um problema ainda pior.

Todavia, isso não ocorre com a areia molhada. Com a quantidade certa de umidade, a areia tende a criar pontes capilares, ou seja, microgotas de água que unem os grãos de areia uns ao outros. Isso faz com que rigidez relativa ao material dobre, o que impede a formação de elevações na frente do trenó, reduzindo assim pela metade a força necessária para arrastar o trenó.

Phys

Como assim não foram os aliens?

Voilà! O segredo é apenas molhar a areia na frente do trenó. No comunicado à imprensa, os pesquisadores da Universidade de Amsterdã explicam o procedimento:

“Os físicos colocaram em uma bandeja de areia uma versão do trenó egípcio. Feito isso, eles determinaram tanto a quantidade de força de tração necessária quanto a solidez da areia como uma função da quantidade de água no material. Para determinar a rigidez, eles utilizaram um reômetro (instrumento para medir o escoamento de fluidos em um determinado objeto), o qual mostra quanta força seria exigida para deformar um determinado volume de areia.”

Phys

“Nos testes, descobriu-se que a força de tração exigida diminui proporcionalmente com a solidez da areia. Ou seja, um trenó desliza com maior facilidade na terra firme e úmida simplesmente porque a areia não mais se acumula na frente do trenó, assim como ocorre na areia seca.”

Esses experimentos comprovam que o povo egípcio era muito à frente de seu tempo. No túmulo de Djehutihotep, o qual foi descoberto na Era Vitoriana, é possível ver uma série de escravos arrastando uma estátua gigantesca. Nela, um homem vai à frente do trenó molhando a areia.

Imagem

Últimas novidades em Educação

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: