Viaje no tempo e saiba quais são as 11 cidades mais antigas do mundo
314
Compartilhamentos

Viaje no tempo e saiba quais são as 11 cidades mais antigas do mundo

Último Vídeo

Quando conhecemos cidades históricas acabamos por fazer um turismo mais profundo, completo. Nesse sentido, há alguns lugares que conseguem fazer com que o visitante se sinta em outra época – já falamos aqui a respeito de Malta, que tem como pontos turísticos algumas construções feitas antes de Cristo. Se você gosta desse tipo de lugar, inspire-se com algumas das cidades mais antigas do mundo:

11 – Jerusalém

Estima-se que a cidade tenha sido habitada a partir do ano 2800 a.C. O local é ideal para quem busca algum tipo de imersão religiosa, afinal estamos falando do centro espiritual dos povos judeus e também da terceira cidade santa do islamismo. Durante sua história, Jerusalém foi sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes, capturada 44 vezes e destruída duas. Benjamin Disraeli certa vez disse, sobre Jerusalém, que a cidade não tem tanto a ver com a história do mundo, mas com a história da terra e do paraíso.

10 – Beirute

A capital do Líbano tem moradores desde 3000 a.C e, além de tudo, é um grande centro cultural, administrativo e econômico do país. Escavações feitas na cidade já encontraram vestígios dos povos fenícios, helenísticos, romanos, árabes e otomanos. A cidade também aparece em cartas de faraós do Egito no século 14 a.C. Desde que a guerra civil libanesa acabou, o local é uma atração turística moderna e bastante procurada.

9 – Gaziantep

Localizada no sul da Turquia, Gaziantep tem habitantes desde 3650 a.C. Há registros, inclusive, da presença de povoados hititas. A cidade teve sua região central reformada pelos bizantinos no século 6.

8 – Plovdiv

Essa cidade, que é a segunda maior da Bulgária, é povoada desde 4000 a.C. Antes de se tornar uma cidade romana, o local funcionava como uma espécie de assentamento. Depois, foi dominado por bizantinos e otomanos até que, finalmente, passou a fazer parte da Bulgária. Plovdiv é um grande centro cultural e um ótimo atrativo para quem sempre quis ver de perto construções romanas ancestrais, como o anfiteatro e o aqueduto antigos de Plovdiv.

7 – Sidon

Essa cidade libanesa parece ser tão antiga quanto Plovdiv. Sidon fica a apenas 25 km de Beirute e é considerada uma das mais importantes e antigas cidades fenícias. Tanto Jesus Cristo quanto o apóstolo Paulo passaram por ela. Antes da visita sagrada, Alexandre, o Grande também esteve por ali.

6 – Faiyum

Localizada ao sudoeste de Cairo, no Egito, Faiyum é habitada desde 4000 a.C. Uma das características curiosas a respeito da cultura local remonta à antiga crença em Petsuchos, um crocodilo sagrado – Faiyum engloba uma parte da antiga cidade de Crocodilopolis. As atrações atuais da região incluem mesquitas e as pirâmides Lehin e Hawara, que ficam próximas a Faiyum.

5 – Susa

Estudos antropológicos indicam que os primeiros habitantes de Susa, no Irã, datam de 4200 a.C. A cidade foi a capital do Império Elamita antes da chegada dos assírios. Depois, foi a região escolhida pelos povos persas. Susa é considerada também um dos berços do Teatro.

4 – Damasco

A região de Damasco, na Síria, teve seus primeiros habitantes no ano de 4300 a.C. Muitos historiadores e antropólogos acreditam que Damasco é a cidade mais antiga do mundo – há quem defenda que, na verdade, ela é habitada desde 10000 a.C, mas, como não há um consenso a respeito, essa teoria ainda não é a mais aceita.

Damasco foi uma região importante de assentamento para os arameus, que foram os responsáveis pela implantação de sistemas modernos de redes de água. Mais tarde, a cidade foi conquistada por Alexandre, o Grande. O local ainda tem muitas construções antigas, o que atrai turistas de todo o mundo.

3 – Aleppo

Assim como Damasco, Aleppo, que fica na Síria, teve seus primeiros habitantes em 4300 a.C. A região ficou sob controle hitita até 800 a.C. Depois, esteve sob domínio de assírios, gregos, persas, romanos, bizantinos e, finalmente, dos árabes.

2 – Byblos

Os primeiros moradores chegaram lá em 5000 a.C. Ainda que tenha sido fundada pelos fenícios, o nome Byblos foi dado pelos povos gregos, que importavam papiro da região. A palavra “Bíblia” é uma derivação de “Byblos”, inclusive. Entre as atrações da cidade estão os antigos templos fenícios, o Castelo de Byblos e a Igreja de São João Batista. A cidade conta também com o Festival Internacional de Byblos, que reúne músicos de todo o mundo.

1 – Jericó

Considerada a cidade mais antiga do mundo, Jericó, que fica em territórios palestinos, é habitada desde 9000 a.C. Escavações recentes descobriram restos de 20 assentamentos na região, que datam de 11 mil anos atrás. Localizada perto de Jordão, na Cisjordânia, Jericó é habitada por 20 mil moradores atualmente, em um cenário que parece ter parado no tempo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.