Viaje no tempo e saiba quais são as 11 cidades mais antigas do mundo

03/01/2017 às 06:003 min de leitura

Quando conhecemos cidades históricas acabamos por fazer um turismo mais profundo, completo. Nesse sentido, há alguns lugares que conseguem fazer com que o visitante se sinta em outra época – já falamos aqui a respeito de Malta, que tem como pontos turísticos algumas construções feitas antes de Cristo. Se você gosta desse tipo de lugar, inspire-se com algumas das cidades mais antigas do mundo:

11 – Jerusalém

Estima-se que a cidade tenha sido habitada a partir do ano 2800 a.C. O local é ideal para quem busca algum tipo de imersão religiosa, afinal estamos falando do centro espiritual dos povos judeus e também da terceira cidade santa do islamismo. Durante sua história, Jerusalém foi sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes, capturada 44 vezes e destruída duas. Benjamin Disraeli certa vez disse, sobre Jerusalém, que a cidade não tem tanto a ver com a história do mundo, mas com a história da terra e do paraíso.

10 – Beirute

A capital do Líbano tem moradores desde 3000 a.C e, além de tudo, é um grande centro cultural, administrativo e econômico do país. Escavações feitas na cidade já encontraram vestígios dos povos fenícios, helenísticos, romanos, árabes e otomanos. A cidade também aparece em cartas de faraós do Egito no século 14 a.C. Desde que a guerra civil libanesa acabou, o local é uma atração turística moderna e bastante procurada.

9 – Gaziantep

Localizada no sul da Turquia, Gaziantep tem habitantes desde 3650 a.C. Há registros, inclusive, da presença de povoados hititas. A cidade teve sua região central reformada pelos bizantinos no século 6.

8 – Plovdiv

Essa cidade, que é a segunda maior da Bulgária, é povoada desde 4000 a.C. Antes de se tornar uma cidade romana, o local funcionava como uma espécie de assentamento. Depois, foi dominado por bizantinos e otomanos até que, finalmente, passou a fazer parte da Bulgária. Plovdiv é um grande centro cultural e um ótimo atrativo para quem sempre quis ver de perto construções romanas ancestrais, como o anfiteatro e o aqueduto antigos de Plovdiv.

7 – Sidon

Essa cidade libanesa parece ser tão antiga quanto Plovdiv. Sidon fica a apenas 25 km de Beirute e é considerada uma das mais importantes e antigas cidades fenícias. Tanto Jesus Cristo quanto o apóstolo Paulo passaram por ela. Antes da visita sagrada, Alexandre, o Grande também esteve por ali.

6 – Faiyum

Localizada ao sudoeste de Cairo, no Egito, Faiyum é habitada desde 4000 a.C. Uma das características curiosas a respeito da cultura local remonta à antiga crença em Petsuchos, um crocodilo sagrado – Faiyum engloba uma parte da antiga cidade de Crocodilopolis. As atrações atuais da região incluem mesquitas e as pirâmides Lehin e Hawara, que ficam próximas a Faiyum.

5 – Susa

Estudos antropológicos indicam que os primeiros habitantes de Susa, no Irã, datam de 4200 a.C. A cidade foi a capital do Império Elamita antes da chegada dos assírios. Depois, foi a região escolhida pelos povos persas. Susa é considerada também um dos berços do Teatro.

4 – Damasco

A região de Damasco, na Síria, teve seus primeiros habitantes no ano de 4300 a.C. Muitos historiadores e antropólogos acreditam que Damasco é a cidade mais antiga do mundo – há quem defenda que, na verdade, ela é habitada desde 10000 a.C, mas, como não há um consenso a respeito, essa teoria ainda não é a mais aceita.

Damasco foi uma região importante de assentamento para os arameus, que foram os responsáveis pela implantação de sistemas modernos de redes de água. Mais tarde, a cidade foi conquistada por Alexandre, o Grande. O local ainda tem muitas construções antigas, o que atrai turistas de todo o mundo.

3 – Aleppo

Assim como Damasco, Aleppo, que fica na Síria, teve seus primeiros habitantes em 4300 a.C. A região ficou sob controle hitita até 800 a.C. Depois, esteve sob domínio de assírios, gregos, persas, romanos, bizantinos e, finalmente, dos árabes.

2 – Byblos

Os primeiros moradores chegaram lá em 5000 a.C. Ainda que tenha sido fundada pelos fenícios, o nome Byblos foi dado pelos povos gregos, que importavam papiro da região. A palavra “Bíblia” é uma derivação de “Byblos”, inclusive. Entre as atrações da cidade estão os antigos templos fenícios, o Castelo de Byblos e a Igreja de São João Batista. A cidade conta também com o Festival Internacional de Byblos, que reúne músicos de todo o mundo.

1 – Jericó

Considerada a cidade mais antiga do mundo, Jericó, que fica em territórios palestinos, é habitada desde 9000 a.C. Escavações recentes descobriram restos de 20 assentamentos na região, que datam de 11 mil anos atrás. Localizada perto de Jordão, na Cisjordânia, Jericó é habitada por 20 mil moradores atualmente, em um cenário que parece ter parado no tempo.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: