Trem nazista repleto de tesouros teria sido descoberto na Polônia

21/08/2015 às 09:072 min de leitura

Mesmo depois de terem se passado 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, é bastante comum que remanescentes do conflito ainda sejam descobertos pela Europa. E não é que um lendário trem nazista blindado e repleto de tesouros parece ter sido encontrado? O veículo teria desparecido em uma região montanhosa da Polônia em 1945, e muita gente acreditava a existência dos vagões não passava de mito.

Trem lendário

Lingotes de ouro “nazista” descoberto na mina de sal de Merkers, na Alemanha (sem qualquer relação com a descoberta do trem)

De acordo com o pessoal do portal Vice, a existência do tal trem jamais foi comprovada, e os rumores a respeito do veículo se tornaram uma espécie de lenda na Polônia após o fim da guerra. Segundo a crença local, o trem contava com cerca de 150 metros de comprimento e estaria realizando uma viagem de pouco menos de 65 quilômetros entre as cidades de Breslau — que hoje se chama Wroclaw — e Walbrzych.

Segundo a CNN, além de armamentos, o veículo estaria transportando joias, pedras preciosas e barras de ouro — alguns meios de comunicação poloneses estimam que seriam 300 toneladas de ouro! — através de um sistema de túneis subterrâneos construídos pelos nazistas na região. No entanto, com a aproximação das forças soviéticas, o trem teria sido escondido em um dos túneis.

Conforme explica uma matéria da BBC, quando o fim da guerra foi declarado, o sistema de túneis foi fechado — com o suposto trem escondido em um deles — pelos soldados soviéticos, e desde então várias pessoas tentaram encontrá-lo sem sucesso. No entanto, parece ser que uma dupla composta por um polonês e um alemão finalmente conseguiu localizar os lendários vagões.

Será?

Alianças de ouro pilhadas dos judeus pelos nazistas descobertas no final da Segunda Guerra Mundial

Os homens que dizem ter encontrado o trem não tiveram a identidade revelada e entraram em contato com as autoridades polonesas pedindo o pagamento de 10% do valor da carga em troca de que eles revelem o local exato onde os vagões se encontram. E eles fizeram toda a negociação por intermédio de advogados.

Segundo explicou Marika Tokarska, da prefeitura de Walbrzych, os órgãos oficiais estão levando a alegação bem a sério, e a polícia, o corpo de bombeiros e até a força militar local foram mobilizados e formaram um comitê de emergência para investigar. Isso porque podem existir bombas entre a carga, sem falar que o trem pode estar em uma área repleta de gás, o que significa que existe o risco de que ocorram explosões.

Contudo, apesar de as alegações parecerem ter fundamento — afinal todo um aparato foi acionado para lidar com a suposta descoberta —, ainda há muita gente que duvida que a dupla realmente tenha encontrado o trem. Assim, vamos ter que aguardar mais alguns dias pela confirmação. E você, caro leitor, o que acha?

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: