Conheça a ilusão de óptica que te engana mesmo quando você souber o truque

23/05/2014 às 06:551 min de leitura

A Neural Correlate Society publicou recentemente os resultados de seu concurso anual de ilusões de óptica. Embora muitos dos trabalhos apresentados sejam completamente diferentes de qualquer coisa que já tenhamos visto, o grande vencedor de 2014 tem uma aparência bastante familiar para quem é fã desse tipo de efeito.

O primeiro lugar ficou com uma variação da ilusão de Ebbinghaus, um clássico truque visual que serve para provar que nosso cérebro mede o tamanho dos objetos com base no que estiver ao seu redor. Ainda que você nunca tenha ouvido esse nome, provavelmente já viu a imagem. Caso precise refrescar sua memória, aqui está a versão antiga:

io9

O trabalho vencedor da última edição do Concurso de Melhor Ilusão do Ano, enviado por um grupo da Universidade de Nevada Reno, simplesmente uniu as duas imagens em uma só, colocando-as em movimento contínuo. Nela, o círculo central permanece o tempo todo com o mesmo tamanho, mas parece crescer e encolher quando os que o envolvem alteram suas dimensões.

Efeito fortalecido

Quando você olha a imagem e se concentra exclusivamente no ponto central, o efeito é relativamente fraco. No entanto, basta desviar sua atenção da bolinha do meio ou ao colocar a tela em movimento para que o resultado se amplifique consideravelmente, causando uma ilusão até duas vezes mais forte que a da versão estática clássica. Confira por si mesmo abaixo: 

Um dos efeitos mais interessantes desse tipo de ilusão de óptica é que é praticamente impossível não ser afetado mesmo quando você sabe exatamente como o truque funciona. Confira também os outros nove finalistas no site do concurso (clique aqui). E você, gostou do vencedor da competição? Conhece efeitos mais impressionantes? Deixe sua contribuição nos comentários.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: