6 famosos charlatões que já foram desmascarados

30/06/2015 às 13:472 min de leitura

1. Jucelino Luz

Desde a semana passada, vem circulando na internet uma carta escrita por Jucelino da Luz endereçada a Cristiano Araújo, falecido no dia 24 deste mês em um acidente de carro. Nela, Jucelino teria avisado o cantor sobre a morte dele e da namorada na volta de um show. 

Juscelino também garante ter previsto outras tragédias, como o acidente de avião com o Voo TAM 3054, em 2007, e a morte de outro famosos, entre eles Ayrton Senna e a Princesa Diana. Para provar, Juscelino mostra as cartas e os comprovantes de envio dos Correios.

Porém, em matéria produzida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, peritos analisaram tais documentos e comprovaram uma falsificação grosseira. Segundo eles, foi possível constatar que o miolo das cartas era alterado depois de elas serem levadas ao cartório. 

2. Thomaz Green Morton

Se você nasceu antes dos anos 90, certamente vai se lembrar do “Homem do Rá”. Um dos maiores paranormais do Brasil, Thomaz prometia a cura de seus pacientes através de luzes misteriosas e perfumes que saíam de suas mãos. Ao ser desafiado a provar seus poderes, ele garantiu que faria um pintinho sair de um ovo não fertilizado. Porém, mudou de ideia e acabou sendo esquecido.  

Assista a uma matéria especial sobre o caso:

3. Sylvia Browne

Essa médium era famosa nos Estados Unidos por comunicar-se com os espíritos. Durante um programa de TV, Sylvia relatou a um casal que seu filho desaparecido estaria morto, dando detalhes sobre o caso. Porém, dias depois, o garoto apareceu vivo. 

4. Uri Geller

O israelense fez sucesso na década de 70 ao entortar talheres, chaves e outros objetos metálicos. Ele alegava possuir poderes paranormais, vindos de extraterrestres.  A farsa de Geller acabou no programa televisivo de Johnny Carson. Ao desafiar Geller, James Randi, grande investigador de fenômenos sobrenaturais, ofereceu seus próprios objetos metálicos para que ele os entortasse. Não conseguindo realizar tal façanha, Uri Geller alegou que não estava sentindo seus poderes devido à pressão.

James Randi chegou a repetir o trupe feito por Geller e escreveu um livro explicando o método.

5. James Hydrick

Objetos movendo-se sozinhos, páginas de uma grande lista telefônica que se mexiam sem que ninguém as tocasse. Espíritos? Não, eram os poderes telecinéticos de James Hydrick. 

Isso era o que ele dizia, até James Randi o chamá-lo para um desafio. Randi acreditava que o truque de Hydrick era o sopro, então, colocou pequenos pedaços de espuma em torno da lista telefônica. Após algumas tentativas frustradas, o argumento de Hydrick foi inacreditável:

Randi logo lhe respondeu:

Parece que não temos uma nova Matilda aqui.

Você pode ver o vídeo completo aqui.

6. Peter Popoff

A cura para qualquer doença em um toque! Parece tentador, não? Essa era a promessa do pastor Peter Popoff, que vendia curas milagrosas em programas de TV. Era só ele encostar na cabeça da pessoa para que Deus lhe desse informações, como o nome e a doença do paciente. Porém, James Randi (novamente ele) desvendou o truque! Era a mulher de Popoff que lhe passava tudo através de um ponto eletrônico em seu ouvido. 

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: