Ciência
18/04/2013 às 04:25•1 min de leitura
A equipe da pequena produtora de efeitos visuais Shanks FX publicou um vídeo mostrando um pouco do processo de criação do filme experimental “Sci-Fly”, no qual utiliza massa de modelar magnética para produzir incríveis imagens em movimento.
O clipe “Magnetic Putty Magic” apresenta trechos com a ação da massa de modelar magnética e revela algumas aplicações do material para a produção de cenas e efeitos visuais. O resultado é de encher os olhos.
A utilização de filtros e a boa iluminação resultam em um belo espetáculo visual. A equipe aproveita com muita criatividade a maneira como a massa encobre objetos com campo magnético.
A massa de modelar magnética funciona como uma massa de modelar comum. A diferença é que ela tem em seu corpo milhares de minúsculos ímãs que se alinham e se movem na direção de um campo magnético, quando há um campo presente. O movimento é lento conforme for o volume e o peso da material em questão. A massa encobre os objetos por completo, ocupando o máximo possível de suas superfícies magnéticas.
A massa de modelar magnética foi utilizada pela equipe da Shanks FX para realizar as sequências de buraco negro do filme “Sci-Fly”. A proposta desse projeto é criar uma experiência sensorial sobre a jornada espaço-temporal a partir de imagens produzidas em técnicas de captura, sem a manipulação de efeitos em pós-produção. O trailer desse filme pode ser visto aqui na página da produtora no Vimeo.