Troll rouba senha de 'aluna nota 1.000' e a inscreve em Produção de Cachaça

31/01/2017 às 11:542 min de leitura

O portal do INEP, que gerencia as inscrições de alunos no ENEM e no SISU, teve uma falha de segurança explorada por trolls, e a aluna Tereza Gayoso, que tirou a nota máxima na redação da prova (1.000) teve sua conta invadida. Os trolls ainda trocaram a opção de curso de Gayoso de Medicina para “Produção de Cachaça”, um curso disponível no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, na cidade de Salinas (MG).

O ataque só foi possível porque o sistema de recuperação de senha do portal do INEP é inseguro

Segundo o site da Época, a aluna teria descoberto a invasão nesta terça-feira (31). “Eu não consigo acreditar que fizeram essa ruindade comigo”, declarou à revista. O ataque só foi possível porque o sistema de recuperação de senha do portal do INEP é inseguro e permite que uma pessoa redefina sua senha apenas informando alguns dados.

Praticamente todos esses dados podem ser encontrados na web, usando ferramentas de busca de consumidores, e estão disponíveis também na cédula de identidade do cidadão. Só é necessário informar o CPF, o nome completo do aluno e de sua mãe. Completando o cadastro com a cidade onde a pessoa mora, é possível redefinir a senha sem ter que confirmar nenhum link enviado por email.

undefined

O TecMundo entrou em contato com a assessoria do INEP na última segunda-feira (30) para informar sobre a falha e questionar o porquê de um sistema tão inseguro, mas não obtivemos nenhuma resposta objetiva até a publicação desta notícia.

O que o troll pode fazer com minha senha

Depois que as notas do ENEM foram publicadas, o troll que roubou a conta de um aluno teve a oportunidade de fazer uma série de mudanças no perfil da vítima, inclusive mudar sua opção de curso para o SISU ou até mesmo desinscrever o candidato de todas suas opções previamente definidas.

Como Gayoso só descobriu que teve sua conta roubada agora, não pode mais fazer nada através do sistema

Isso foi o que aconteceu com Gayoso, que teve sua opção de curso alterada de Medicina para Produção de Cachaça, no interior de Minas Gerais. O prazo para alterar as inscrições no SISU já terminou, e, hoje, não é mais possível fazer qualquer alteração nos cadastros. Como Gayoso só descobriu que teve sua conta roubada agora, não consegue mais fazer nada através do sistema.

O TecMundo ainda recebeu uma denúncia anônima de que um grupo no Facebook estava supostamente promovendo esse ataque a várias contas de estudantes no portal do INEP. Segundo nossa fonte, o grupo se chama “Panelinha do Bananal”. Há também a possibilidade de outros grupos rivais estarem envolvidos, como "Ilha da Macaca" e "chan 55".

Infelizmente, não conseguimos confirmar esses detalhes, uma vez que existem vários grupos na rede social com os referidos títulos. 

Nós vamos atualizar esta notícia com informações oficiais do INEP assim que obtivermos uma resposta concreta.

Via TecMundo.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: