#SDDS: veja como eram alguns dos sites mais populares do Brasil antigamente

16/12/2015 às 12:112 min de leitura

Há alguns anos, nós precisávamos esperar até dar meia-noite para acessar a internet através de um famigerado modem 56k para pagar mais barato e não correr o risco de atrapalhar o resto da família que queria usar o telefone.

Nessa época gostosa, quando a navegação na web dava seus primeiros passos em direção a essa estrutura monstruosa que existe hoje, os brasileiros tinham alguns sites que ficaram marcados em suas vidas – seja porque eram uma parada "obrigatória" em função dos provedores de internet ou simplesmente porque eram as únicas opções do que fazer na época.

Confira como eram alguns dos sites tidos como os "queridinhos" da galera:

1 – Os portais dos principais provedores da época

No início dos anos 2000, três grandes provedores foram os pioneiros da internet no Brasil: Universo Online (UOL), Terra e America Online (AOL). Por serem as principais pontes com a rede mundial de computadores, seus portais eram bem populares – e um pouco confusos também:

Os portais eram bonitões assim mesmo naquela época

#sdds ICQ

Depois deles, surgiram as empresas que ofereciam o serviço de graça e cresceram de forma estrondosa: IG, BOL e outros.

2 – Sem vídeos engraçados no YouTube? Sem problemas!

Se hoje a maior parte da galera morre de dar risada vendo vídeos engraçados no YouTube, antigamente a coisa era mais "roots": as pessoas frequentemente recorriam aos sites de piadas, como o Humortadela e o Charges. As piadas que os tiozões de churrasco contam hoje têm uma grande chance de ter saído de sites como esses.

É possível que o "é pavê ou pacumê?" tenha saído de alguma piadinha desses lugares da internet...

Outra mania que muita gente tinha era de mandar cartões virtuais por email (geralmente do Zipmail) para os conhecidos. Podia ser algo engraçado ou uma mensagem romântica para a pessoa amada:

Era uma alegria danada abrir seu e-mail e ver que você recebeu um desses

Muita, mais MUITA gente tinha e-mails do Zipmail

3 – Quando o Google ainda não sabia tudo na internet

Se hoje o Google reina absoluto como o principal buscador da internet, antigamente aqui no Brasil ele dividia as atenções com outros sites. Os principais eram o Yahoo! e o Cadê? – que depois de um tempo acabaram se fundindo.

"Cadê?": nosso Google brasileiro

4 – Precisa baixar algo? Baixaki!

Se você precisava baixar a última versão do ICQ ou joguinhos maneiros, todo mundo sabia onde ir nesse mundão da internet sem porteira. Vale apontar que foi o Baixaki também que, num passado um pouquinho mais recente, gerou o TecMundo:

O Baixaki ainda é uma das referências na internet brasileira para o download de um montão de coisas legais e úteis...

... e também...

... é  o pai do TecMundo!

5 – As interações entre pessoas no período pré-redes sociais

Pessoas sem Facebook: como viviam? O que comiam? Como conversavam? Bom, a resposta é relativamente simples: os mesmos portais que mostramos anteriormente ofereciam também um serviço de salas de bate-papo. Um punhado de gente se juntava numa sala (tudo através do navegador), escolhia um apelido bem maneiro e mandava os jargões mais manjados da época: "quer tc?", "como vc eh?" e por aí vai.

oi qr tc?

Em 2003, um novo site começou a chamar a atenção do pessoal: nele, você podia procurar por outras pessoas e trocar scraps, interagir em comunidades, uma coisa muito louca que rapidamente se tornou febre. Sim, estamos falando do Orkut, que marcou o nascimento das redes sociais:

sdds gifs animados, scraps e testimonials começando com "NÃO ACEITA PFVR!"

De lá para cá, alguns destes sites antigos já deixaram de existir, mas lembrar de como eles eram traz, sem dúvida, ótimas lembranças e também a sensação de surpresa com a evolução da internet.

Via TecMundo.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: