Pepsi patenteia sistema que libera aromas quando garrafa da bebida é aberta
29
Compartilhamentos

Pepsi patenteia sistema que libera aromas quando garrafa da bebida é aberta

Último Vídeo

Além de criar os sabores de refrigerante mais inusitados que você já viu, como mostramos nesse artigo, a Pepsi anunciou nessa semana sua mais nova patente. Batizado de “Aroma Delivery System” (ou Sistema de Liberação de Aroma, em tradução livre), o recurso registrado pela empresa no ano passado acaba de ser anunciado.

Talvez os consumidores nunca tenham notado, mas a Pepsi acredita que o refrigerante produzido e engarrafado acaba exalando mais o cheiro de sua embalagem do que da bebida por si só. O sistema de liberação de aromas desenvolvido por eles tem como principal objetivo liberar a fragrância do produto no momento em que ele é aberto, já que a empresa acredita que isso influenciaria no paladar de seus clientes.

“O aroma de um produto nem sempre é revelado adequadamente quando o consumidor abre a embalagem porque o orifício pelo qual o produto é servido é pequeno ou uma película de proteção é usada. É sempre difícil proporcionar um aroma no gargalo da garrafa que venha da bebida e não da própria embalagem”, explica a patente da Pepsi.

Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo

Sistema de Liberação de Aroma

Para conseguir essa façanha, a patente registrada pela empresa diz respeito a uma série de cápsulas gelatinosas que seriam colocadas entre a rosca da garrafa e a tampa. E o funcionamento é simples: quando a tampa for forçada para abrir, as cápsulas se rompem e liberam o aroma. A empresa também se preocupou em desenvolver uma camada protetora de cera ou biopolímero para evitar que as cápsulas estourem durante o transporte.

Para a tristeza de alguns, como acontece com muitas outras patentes que são registradas, mas não chegam a ser executadas, não existe garantia nenhuma de que esse sistema será colocado em prática e que as garrafas que liberam aromas chegarão às prateleiras das lojas. De qualquer maneira, o investimento da Pepsi nesse tipo de pesquisa mostra a preocupação da empresa em estar sempre inovando seus produtos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.