Vilarejos europeus instalam espelhos gigantes para 'roubar' raios de sol

31/10/2013 às 06:161 min de leitura

Nem todo mundo tem a sorte de viver em um país maravilhoso como o nosso, com clima ameno na maior parte das regiões e grande incidência de sol durante o ano todo. Veja, por exemplo, o caso de diversas localidades do hemisfério norte, nas quais a população enfrenta invernos congelantes e, devido à sua situação geográfica, noites mais longas seguidas de dias bem curtinhos.

Vilarejo de Viganella, na Itália Fonte da imagem: Reprodução/The Atlantic

Entre esses locais, existem ainda casos extremos, como os de vilarejos que ficam em vales profundos que, além de desfrutarem pouquíssimas horas com luz natural, ficam nas sombras durante meses inteiros porque os raios solares simplesmente não chegam até eles devido ao ângulo de inclinação.

Viganella Fonte da imagem: Reprodução/The Atlantic

Para contornar essa situação, algumas localidades — como o vilarejo de Viganella, na Itália, e o de Rjukan, na Noruega — tiveram espelhos gigantes instalados em pontos estratégicos e que refletem os raios solares para o interior dos vales. Essas duas cidadezinhas ficam no meio de montanhas que bloqueiam a luz do sol durante seis meses do ano.

Fonte da imagem: Reprodução/The Atlantic

O pioneiro foi o vilarejo de Viganella, que teve painéis controlados por computador e que acompanham o sol instalados em 2006. Este ano foi a vez de Rjukan ter seus espelhos montados, e que refletem um feixe de luz de 600 metros quadrados na pracinha central da cidade. Veja mais fotos abaixo:

1 – Pracinha

Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post

2 – Painéis

Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post

3 – Feixe de luz

Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post

4 – Alegria

Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: