Cachecol 'camaleão' muda de cor para se adaptar ao contexto do usuário
20
Compartilhamentos

Cachecol 'camaleão' muda de cor para se adaptar ao contexto do usuário

Último Vídeo

Quando pensamos na habilidade que os camaleões possuem de mudar suas próprias cores, normalmente imaginamos que a principal intenção do animal ao fazer isso é se camuflar para caçar melhor e escapar de predadores. No entanto, o fato é que muitas vezes os répteis trocam de tonalidades simplesmente para interagir com outros membros da espécie e regular a temperatura de seus corpos.

Inspirada por esse fato pouco conhecido, a Neffa desenvolveu o cachecol de humor Chameleon, um acessório de vestimenta que troca de cor para se adaptar a contextos variados sem que o usuário tenha que fazer qualquer esforço. O tecido é composto com camadas distintas, cada uma com sua própria tonalidade e estampa, capazes de responder a estímulos como iluminação, escuridão e temperatura.

As partes pretas são tingidas com uma tinta termocrômica que responde à temperatura corporal do usuário, enquanto os trechos verde-claro usam um material fotoluminescente e emitem um brilho azul-esverdeado no escuro. As áreas brancas do cachecol, por sua vez, contam com uma tintura fotocrômica, que reage à luz UV e fica laranja quando iluminada pelo sol.

Você pode conferir um vídeo e algumas imagens do produto em funcionamento mais acima. Caso você procure algo um pouco mais versátil e que possa ser alterado conforme sua vontade, vale a pena clicar aqui e conferir uma descoberta feita por um grupo de cientistas da Universidade da Flórida Central.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.