Confira o ruído produzido pela magnetosfera de Júpiter

05/07/2016 às 07:042 min de leitura

Você deve estar acompanhando as notícias sobre a aproximação da sonda espacial Juno da NASA ao planeta Júpiter, certo? A pequena nave não tripulada foi lançada em 2011 e viajou uma distância imensa para chegar com sucesso até o gigante gasoso e, no dia 24 de junho, seus instrumentos registraram o que os astrônomos chamam de “choque em arco” — quando a sonda atravessou o limite do imenso campo magnético jupiteriano.

O “choque em arco” representa o local onde ventos solares supersônicos são freados e aquecidos pela magnetosfera de, no caso, Júpiter. No vídeo a seguir, divulgado pela NASA, é possível ouvir o momento em que Juno penetra nessa região. Confira a seguir:

O vídeo acima traz ainda o som registrado pelos instrumentos da sonda espacial quando, no dia 25 de junho (a partir do minuto 00:52), ela atravessou a magnetopausa jupiteriana, ou seja, a região ao redor da magnetosfera através da qual os ventos solares não conseguem mais penetrar.

Curiosidades estelares

De acordo com Alfredo Carpineti, do portal IFLS, na primeira parte do vídeo, quando a Juno passa pelo choque em arco, o que ela registrou ali foi um fluxo de partículas vindas do Sol a 400 quilômetros por hora se chocando contra a magnetosfera de Júpiter. Depois, quando a sonda atravessou a magnetopausa, ela registrou a radiação gerada por ondas de partículas que se deslocam entre o planeta e o Sol.

Fonte: Wikipedia

Já de acordo com a NASA, a magnetosfera de Júpiter é mais poderosa do que o campo magnético solar e é a maior estrutura que existe no Sistema Solar — com exceção da heliosfera. Tanto que, se fosse possível ver a magnetosfera brilhando no céu noturno aqui da Terra, ela teria o dobro do tamanho da Lua cheia.

Bem, a Juno acabou de chegar ao seu destino e, se tudo correr como o planejado, ela deverá passar os próximos 20 meses em órbita ao redor de Júpiter para conduzir uma série de medições e estudos sobre o planeta. Então, fique ligado, pois nós aqui do Mega Curioso certamente traremos uma porção de novidades jupterianas para você conferir!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: