
Ciência
17/10/2016 às 12:58•1 min de leitura
A Itália é imbatível quando o assunto é beber e comer bem. E para reafirmar a sua fama inquestionável nesse quesito, foi inaugurada em um vinhedo da zona de Abruzzo, na região central do país, uma fonte que jorra vinho ininterruptamente. A melhor parte é que, para saborear a bebida, não é preciso tirar um tostão da carteira.
Situada na vinícola Dora Sarchese, na cidade Caldari di Ortona, ela não é a primeira a fonte do gênero instalada na Itália; mas, diferente das outras, esta é a pioneira em oferecer vinho 24 horas por dia, sem cobrar nada por isso. A razão para tamanha generosidade é aproveitar o fluxo de peregrinos que cruzam a localidade trilhando o caminho de São Tomás de Aquino.
A instalação tem o formato de um barril e apresenta cerca de 3 metros de diâmetro. Para se servirem da bebida, os visitantes precisam entrar na construção e abrir uma torneira.
A inspiração veio de uma fonte parecida que fica no caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Quanto aos beberrões e baderneiros, os organizadores da versão italiana são categóricos: eles não são nem um pouco bem-vindos. A estrutura foi criada para que o vinho seja apreciado com moderação.