Conheça a lista dos 7 cumes: os pontos mais altos de todos os continentes
Seja o primeiro a compartilhar

Conheça a lista dos 7 cumes: os pontos mais altos de todos os continentes

Se você é fã de escaladas e montanhismo, é provável que já tenha ouvido falar sobre os Sete Cumes. Basicamente, trata-se das montanhas mais altas de cada continente, e a escalada de todas elas se tornou um famoso desafio internacional. Contudo, existe uma famosa discussão sobre o circuito oficial de montanhas.

O primeiro aventureiro a conquistar todos os cumes foi o norte-americano Richard Bass em 1985, que determinou a lista dividindo o continente americano em Norte e Sul (com o Monte McKinley, no Alasca, e o Aconcágua, na Argentina), além de incluir representantes da Europa (Monte Elbrus, Rússia), África (Kilimanjaro), Ásia (Everest), Antártida (Maciço Vinson) e Austrália (Monte Kosciuszko).

Circuitos alternativos

No entanto, outros alpinistas defendem que o Kosciuszko não é o local mais elevado da Oceania, considerando em seu lugar a Pirâmide Carstensz, localizada na Nova Guiné, como a montanha mais alta dessa região. Nesse caso, quem desbravou primeiro os sete cumes mais altos do planeta foi o lendário alpinista canadense Pat Marrow, em 1986.

Graças a essa famosa contenda, está se tornando cada vez mais comum que as duas montanas (Monte Kosciuszko e Pirâmide Carstensz) sejam escaladas pelos montanhistas. Você pode conferir abaixo — em ordem de menor para maior altitude — quais são os sete (ou oito!) cumes que fazem parte desse perigoso desafio e decidir qual dos dois circuitos é o mais interessante:

7 – Pirâmide Carstensz

Coordenadas: 04°40’30"S 140°05’06"E

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Conhecida também pelo nome de Puncak Jaya, a Pirâmide Carstensz é considerada a montanha mais alta da Oceania, com 4.884 metros, fazendo parte do circuito alternativo ao proposto por Richard Bass. Para escalar esse cume, é necessário ter uma autorização especial do governo da Indonésia, e a Carstensz é a montanha insular mais alta do planeta.

7 – Monte Kosciuszko

Coordenadas: 36°27’S 148°16’E

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Localizado na Austrália, o Monte Kosciuszko conta com 2.228 metros de altitude e não é tido como muito desafiador. Aliás, existe uma trilha com 7 quilômetros de extensão que conduz até o topo, e qualquer pessoa com um pouco de habilidade e nível mediano de forma física é capaz de vencer o desafio.

6 – Maciço Vinson

Coordenadas: 78°31′31″S 85°37′01″O

Fonte da imagem: Reprodução/The 7 summits

Com 4.897 metros de altitude, o Maciço Vinson fica situado no extremo sul da Antártida e, embora sua escalada não seja considerada tecnicamente difícil, as condições climáticas extremas o tornam um complicado desafio.

5 – Monte Elbrus

Coordenadas: 43°21’18"N 42°26’21"E

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Representando a Europa, o Monte Elbrus está localizado na Rússia e conta com 5.642 metros de altitude. Com neves eternas que alimentam dezenas de geleiras que dão origem a vários rios, a ascensão ao Elbrus é considerada perigosa e já cobrou a vida de vários alpinistas inexperientes.

4 – Monte Kilimanjaro

Coordenadas: 3°3’54.99"S 37°21’32.67"E

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Situado ao norte da Tanzânia, esse famoso monte possui 5.991,8 metros de altitude e é considerado como um dos Patrimônios da Humanidade da UNESCO. Trata-se de um antigo vulcão com a parte de cima coberta de neve; por estar localizado no meio de uma planície da savana, ele oferece um belo e único contraste na paisagem. A escalada não é considerada tecnicamente complicada, embora seja muito longa e cansativa.

3 – Monte McKinley

Coordenadas: 63°05’51"N 151°0’20"O

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Também conhecido como Denali, como era chamado originalmente, o Monte McKinley está localizado no Alasca e conta com 6.194 metros de altitude. O grau de dificuldade existe por conta de sua localização, pois, ao estar distante da Linha do Equador, isso significa que seus dias e noites são extremamente frios, mais frios inclusive do que no Monte Everest.

2 – Aconcágua

Coordenadas: 32°39’11"S 70°0’43"O

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

O segundo representante das Américas, o Aconcágua está localizado nos Andes Argentinos e conta com incríveis 6.960,8 metros de altitude. Uma de suas rotas, a convencional, não é considerada muito difícil pelos montanhistas, mas a escalada pela face sul, com seus enormes blocos de gelo, é tida como uma das mais perigosas do mundo.

1 – Monte Everest

Coordenadas: 27°59’N 86°55’E

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Como todo mundo sabe, o Monte Everest é a montanha mais alta do mundo, com 8.848,43 metros (com gelo) de altitude. Ela está situada na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e a China. Milhares de montanhistas já tentaram chegar ao cume dessa incrível montanha, e pouco mais da metade consegue finalizar a escalada com sucesso.

Mais curiosidades sobre os Sete Cumes:

  • Mais de 350 pessoas já completaram o desafio dos Sete Cumes;
  • 30% dessas pessoas escalaram as duas montanhas — Monte Kosciuszko e Pirâmide Carstensz — que são objeto de discussão entre os circuitos;
  • Mais de 50 mulheres já completaram o desafio;
  • A pessoa mais velha a escalar os Sete Cumes foi o espanhol Ramon Blanco, com 74 anos de idade, e o mais jovem foi o norte-americano Jordan Romero, com 15;
  • O primeiro brasileiro a vencer os Sete Cumes foi Waldemar Niclevicz, em 1997, que escalou tanto a Pirâmide Carstensz como o Monte Kosciuszko; Manoel Morgado foi o segundo, embora tenha incluído apenas o Kosciuszko em seu circuito; outros brasileiros que também já concluíram o desafio são Rosier Alexandre, Carlos Santalena e Ana Elisa Boscarioli.

*Publicado em 22/4/2013

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER