Conheça os jardins que contam a história da formação do universo [galeria]

06/09/2013 às 11:342 min de leitura

Passear no parque pode ser uma atividade relaxante. Colocar os pés na grama, sentir o sol aquecer a pele e descansar na sombra de uma árvore são coisas simples que podem mudar o nosso dia. Para aqueles que gostam de aproveitar esses momentos para pensar na vida, vale a pena conhecer o Jardim da Especulação Cósmica.

O espaço é dividido em 25 jardins que somam uma área de 12 hectares e chama a atenção por ser muito diferente de tudo o que costumamos ver. Em vez de exibir uma série de plantas e flores deslumbrantes, cada um dos jardins possui uma arquitetura diferenciada que remete a uma fase da criação do universo, o que explica o exótico nome da atração.

O artista

O responsável por criar os jardins, pontes, lagos, esculturas, terraços e demais elementos que fazem parte do espaço é o renomado arquiteto Charles Jencks. Utilizando sua propriedade - a Portrack House, no sudoeste da Escócia –, o profissional buscou celebrar a natureza em suas diferentes formas.

Para isso, o arquiteto foi buscar na ciência e na matemática os temas que o levariam a criar os jardins. Nesse sentido, buracos negros, moléculas de DNA, cometas e fractais, por exemplo, serviram de inspiração para algumas criações. Em geral, as formas se combinam de maneira elegante com a natureza em uma simetria de curvas que traz movimento e ainda mais vida ao jardim.

De acordo com o site do arquiteto, “uma cascata de água reconta a história do universo, um terraço mostra a distorção entre o espaço e o tempo causada por um buraco negro, uma caminhada leva o visitante a uma jornada às menores partes da matéria e uma série de relevos e lagos remetem à geometria fractal”.

Por ser uma propriedade privada, o jardim é aberto à visitação apenas uma vez por ano. Se uma simples visita ao parque mais próximo faz bem, passear por esses jardins cheios de história e inspiração deve ser uma experiência única e que certamente vale a pena.

Jardim #1

Fonte da imagem: Reprodução/A As ArchitectureFonte da imagem: Reprodução/A As Architecture

Jardim #2

Fonte da imagem: Reprodução/A As ArchitectureFonte da imagem: Reprodução/A As Architecture

Jardim #3

Fonte da imagem: Reprodução/A As ArchitectureFonte da imagem: Reprodução/A As Architecture

Jardim #4

Fonte da imagem: Reprodução/Flickr

Jardim #5

Fonte da imagem: Reprodução/Charles JencksFonte da imagem: Reprodução/Screel

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: