Son Doong: a maior caverna do mundo é linda e pode abrigar um arranha-céu
222
Compartilhamentos

Son Doong: a maior caverna do mundo é linda e pode abrigar um arranha-céu

Último Vídeo

Localizada na província de Quang Binh, no Vietnã, a caverna Son Doong é atualmente considerada a maior formação do tipo no mundo inteiro. Com um comprimento estimado de aproximadamente 140 quilômetros, o local possui espaço suficiente para abrigar um arranha-céu de 40 andares de altura e conta com aspectos muitos incomuns para uma caverna, como a presença de praias e até mesmo uma floresta tropical interna.

O nome Son Doong, na língua do país, significa “Caverna do Rio da Montanha”, o que é uma referência ao seu processo de formação. Acredita-se que a formação tenha se originado há algo entre 2 e 5 milhões de anos por conta da erosão causada por um rio subterrâneo ao calcário que existe embaixo da montanha do parque nacional Phon Nha-Ke Bang, que fica 280 quilômetros ao sul da capital Hanói.

A caverna foi descoberta originalmente por um fazendeiro local chamado Ho Khanh em 1991, mas só foi realmente explorada após a chegada de um grupo de especialistas britânicos em exploração subterrânea, liderados por Howard Limbert em 2009. Por conta da água do rio e das rochas erodidas, o local conta com um ecossistema formado por lagos, praias e vida animal própria.

Tesouros naturais

Embora não contenha nenhum grande achado arqueológico ou histórico, Son Doong possui alguns pontos em que o calcário do teto cedeu após a erosão, abrindo verdadeiros tetos solares para que a luz externa penetre na escuridão da caverna. Nesses locais, a floresta tropical acabou se espalhando e invadindo parte da área subterrânea, criando uma visão impressionante.

Outra beleza natural do local são as raras pérolas minerais criadas pelo lento gotejar de água com sais do teto da caverna. Com o passar dos anos, o material se acumula na forma de pequenas esferas perfeitamente formadas.

Os primeiros grupos de turistas a passar pelo local chegaram em 2013, e desde então a caverna conta com visitas guiadas. Custando cerca de US$ 2,3 mil (em torno de R$ 7,49 mil), os passeios duram 7 dias e os participantes podem passar suas noites em acampamentos dentro de Son Doong.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.