Vídeo mostra como são 24 horas sem pôr do sol na Antártida

01/09/2015 às 04:312 min de leitura

 

O verão no Polo Sul apresenta um fenômeno muito interessante. São em torno de quatro meses sem noite, ou seja, vários dias de 24 horas com o sol brilhando no céu. Você provavelmente já ouviu falar desse acontecimento, mas agora um cineasta neozelandês produziu e liberou na internet um vídeo (topo) que mostra, em dois minutos, como é o dia inteiro sem pôr do sol. A gravação foi feita durante o pico do último verão no hemisfério Sul, em dezembro, diretamente da Base Scott, estação neozelandesa de pesquisas na Antártida.

Para obter a filmagem, Anthony Powell, o cineasta, posicionou uma câmera direcionada ao sol, com um mecanismo que acompanhou a movimentação do astro no céu. O aparelho foi programado para tirar uma foto a cada um minuto e um segundo e era comandado com ajuda da equipe, uma bateria e pelo próprio sol, a partir de um painel de captação de energia solar.

O vídeo contém algumas informações antes de mostrar a movimentação do sol. Ao iniciar a experiência, mostra o astro, é claro, muito gelo (também é claro), algumas nuvens, a Base Scott e, fixo na tela, um relógio de pulso, marcando o horário de acordo com o avanço da gravação. Durante as 24 horas, informações como os pontos cardeais para onde a câmera está apontada, bem como o momento certo da meia noite e a temperatura exata durante a noite, aparecem descritas na tela. Ao final, é possível ver de um ângulo externo como era o mecanismo que segurava a câmera e o relógio para efetuar o giro e a gravação.

Bem, você pode ver que, durante o verão, a Antártida enfrenta quatro meses de sol brilhante sem noites. Mas você sabia que o contrário também acontece? É isso mesmo, são vários dias de escuridão e muito mais frio durante o inverno. Nós falamos um pouco sobre isso aqui no Mega Curioso quando mostramos uma imagem tirada do primeiro nascer do sol após três meses de escuridão na Antártida.

O que você faria se pudesse passar 4 meses com 24 horas de sol no lugar onde você mora? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: