
Estilo de vida
23/09/2011 às 07:56•2 min de leitura
Crédito: Diego Pisante
O Shopping Mueller de Curitiba recebeu nesta semana um dos maiores especialista no mercado de luxo da América Latina, Carlos Ferreirinha, que ministrou a palestra “O mercado de luxo e a primavera verão 2012”. Ferreirinha apresentou as principais tendências no mercado de luxo nacional, dados bastante interessantes sobre a colocação do Brasil neste segmento e muita informação em relação à mudança de perfil dos consumidores atuais.
A palestra aconteceu em uma das salas de cinema do shopping, que estava lotada de lojistas, clientes do shopping, empresários e jornalistas. A primeira mudança apontada por Ferreirinha em relação ao luxo é como ele mudou ao longo do tempo e tornou-se globalizado e democrático. Atualmente, o luxo não está mais reservado as marcas italianas e francesas, ele se expandiu, alcançando segmentos antes desprezados e todos os territórios do mundo.
Ele aponta o Brasil como um mercado muito promissor a longo prazo para investimentos de luxo, tanto internos quanto externos. Isso porque finalmente o país está deixando de ser tão concentrado na cidade de São Paulo, que até pouco tempo era sozinha responsável por 75% do consumo de luxo do Brasil. Cidades como Brasília, Salvador, Recife e Curitiba estão entrando neste mundo com muita força, diversificando e ampliando as possibilidades.
Um ponto interessante ressaltado por Ferreirinha foi relação a China, que em 3 ou 4 anos deve ultrapassar os Estados Unidos e o Japão no consumo de luxo, sendo o país que mais produz produtos falsificados no mundo. Ressaltando que hoje o luxo se estende a diversos nichos, como farmácias, padarias, postos de gasolina, shoppings, e no setor imobiliário.
Sobre o Brasil, ele diz que o que nos diferencia é o fato de termos marcas e produzirmos luxo aqui dentro, com marcas de joias e calçados que competem perfeitamente em preço e qualidade com marcas como Louis Vuitton e Victor Hugo.
Para finalizar a excelente apresentação, Ferreirinha ressaltou o quanto as pessoas buscam por um diferencial em tudo que consomem. Qualidade é pré-requisito, básico e obrigatório. Hoje as pessoas tem obsessão por detalhes, são emocionais e querem consumir experiências reais e não apenas produtos. Todos estão mais informados, e por sua vez mais exigentes, tendo acesso a novos canais de informação e não se contentando com menos.