Dia x noite: vídeo mostra como ocorrem os pousos nessas duas situações

Dia x noite: vídeo mostra como ocorrem os pousos nessas duas situações

Você já dever ter visto imagens de caças e outras aeronaves realizando pousos nas minúsculas pistas de porta-aviões. Para quem está assistindo, a impressão é a de que os pilotos não conseguirão parar a tempo e vão acabar mergulhando no mar. E, se parece difícil acertar essa manobra durante o dia, com luz suficiente para visualizar o ambiente, imagine ter que realizar a mesma coisa durante a noite, na mais completa escuridão.

O vídeo a seguir, postado no YouTube por Carl Vause, mostra como a manobra de pouso ocorre nas duas situações. Vause combinou imagens registradas em 1997 por duas aeronaves idênticas — Lockheed S-3 Viking — durante evoluções realizadas de dia e de noite. Segundo as informações, os dois pousos ocorreram no mesmo dia, no mesmo porta-aviões e a mesma tripulação estava presente em ambas as ocasiões. Confira:

A única diferença entre os dois vídeos é que um registra uma manobra realizada um pouco depois da meia-noite — durante uma noite sem lua —, enquanto a outra ocorre no meio da tarde. Quanto ao pouso à noite, imagine a dificuldade de realizar essa evolução no meio do oceano e sem qualquer ponto de referência visível além de algumas luzinhas indicando onde os limites da pista se encontram!

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.