Acerte no blush

27/06/2011 às 15:054 min de leitura

O blush é parte fundamental de qualquer maquiagem. Ele completa o make com delicadeza e ainda confere um aspecto saudável ao rosto. Mas para conseguir esse efeito, você deve prestar atenção em alguns detalhes importantes – o blush deve estar de acordo com a cor e o tipo da sua pele, deve ser aplicado da maneira correta e com os pincéis adequados. Confira as dicas abaixo e saiba como escolher o melhor blush para você.

Tipos de blush

Existem vários tipos de blushes disponíveis no mercado. A diferença entre um produto e outro vai ser o efeito que ele dará na pele, o tempo de fixação e para quais tipos de pele o produto é recomendado.

Blush em pó compacto

Este tipo de blush é indicado para todos os tipos de pele, especialmente para as oleosas. O pó penetra bem na pele, o que resulta em uma ótima fixação sem interferir na oleosidade natural do rosto. Para conseguir um efeito natural, aplique com um pincel arredondado.

Blush líquido ou cremoso

Os blushes líquidos ou cremosos não são recomendados para dias muito quentes, especialmente para quem tem a pele oleosa – o suor natural do rosto pode fazer com que o blush escorra e a pele fique com um aspecto brilhoso. Já no inverno ou em peles secas, a aplicação é fácil, a duração é boa e eles deixam a pele com um aspecto acetinado. Para não errar na hora de usar, utilize uma esponjinha e passe-a levemente sobre a pele.

Blush mineral

Esse tipo de produto é bastante semelhante ao blush em pó compacto. O nome se dá pelo fato de que o produto é feito com ingredientes naturais, sendo perfeito para peles sensíveis. O blush mineral também tem ótima fixação e deve ser aplicado da mesma maneira que o blush em pó compacto.

Blush em bastão

Por ter uma textura pesada – mas não tão pesada quanto os blushes líquidos ou cremosos - o blush em bastão é o mais indicado para quem tem a pele mista. Para aquelas que já têm prática, o bastão pode ser passado diretamente sobre a pele e espalhado com os dedos. Para quem prefere não arriscar, basta usar uma esponjinha e ir batendo de leve sobre o rosto para ficar mais fácil de controlar a aplicação. A durabilidade é boa, mas caso seja necessário reaplicar, a embalagem do produto (bastante semelhante a um batom) permite que ele seja levado na bolsa facilmente.

Aplicando de acordo com o formato do seu rosto

A aplicação de acordo com o formato do rosto de cada um pode dar leveza aos contornos, equilibrando os traços de cada um. Bochechas grandes podem parecer mais finas, maxilares largos podem ser suavizados, entre outros. Identifique o seu tipo de rosto e saiba a melhor maneira de aplicar seu blush.

Redondos

Para suavizar os contornos de um rosto arredondado, a melhor maneira é aplicar o blush para que ele afine os traços. Para conseguir esse efeito, o pincel chanfrado deve ser passado na diagonal, na direção das têmporas para a boca, concentrando o blush no alto das maçãs do rosto. Se você quiser deixar o efeito bem marcado, use um blush de cor mais escura nas laterais do rosto, também aplicado na diagonal, isso cria uma espécie de sombra que dá a impressão de um rosto fino.

[/imgleft]


Ovais

Quem tem o rosto fino, mas com proporções entre o queixo e a testa, deve aplicar o blush de maneira dê a impressão de um rosto mais largo. Assim, você cria equilíbrio nos contornos da face. Para conseguir esse resultado, passe o blush na maçã do rosto na direção do nariz às têmporas. Você pode seguir a altura do osso que temos nas bochechas como referência. Faça movimentos circulares ascendentes para obter um resultado melhor.


Quadrados

Semelhante aos rostos redondos, a técnica de aplicação mais utilizada é para afinar os contornos do rosto que geralmente tem o maxilar largo e bem marcado. De maneira semelhante, aplique o blush nas laterais, na direção das têmporas para a boca, mas um pouco abaixo do osso da bochecha. Essa técnica pode causar a impressão de que o rosto é fino demais; se você não desejar esse efeito, aplique um pouco de blush nas maçãs do rosto, também um pouco abaixo do osso da bochecha, na altura do nariz. Assim você cria traços harmônicos.

[/imgleft]


Triangulares

Para pessoas que tem o maxilar afunilado e o queixo fino, a melhor maneira de quebrar o aspecto geométrico dos contornos é apostando na largura. Assim como nos rostos ovais, aplique o blush nas maçãs do rosto, somente um pouco abaixo do contorno do osso da bochecha. O blush dará uma impressão de largura, suavizando as linhas acentuadas do maxilar.



Escolha a cor ideal para a sua pele

É importante lembrar que a escolha da cor do blush pode variar de acordo com a cor da sua pele e o resultado que você deseja alcançar. Em geral, um blush em tons de pêssego vai conferir aquela impressão de pele saudável, como se fosse um rubor natural. Os blushes rosados são mais usados para compor um look romântico. Já os produtos em tons terrosos, como o marrom e o ocre, são mais indicados para serem usados em produções mais elaboradas. Mas a regra fundamental é usar o que faz você se sentir bem e combina com seu estilo.

Peles brancas e rosadas

Os blushes mais indicados são os tons de rosa, cereja e pêssego, como os números 4 e 5, que realçam a cor da pele. Se você costuma ficar rosada com facilidade, prefira os tons mais claros para quando sair no sol não ficar com o rosto muito avermelhado.

Pele branca e amarelada

Abuse dos tons de rosa e pêssego, como o número 2. Assim você consegue um contraste com o tom da sua pele e fica com uma aparência saudável. Já os tons de laranja podem dar uma aparência mais velha.

Pele morena

Por ser uma cor de pele entre a branca e a negra, a variedade das opções é maior. Aposte em tons que vão desde o rosa até o bronze, como os números 3, 4 e 5.

Pele negra

Os tons terrosos caem muito bem para a pele negra. Aproveite o bronze, o ocre e o marrom cintilante, como o número 1. Você também pode apostar em tons avermelhados ou vinho, como o número 6. Mas fuja dos rosas para não deixar um aspecto artificial no visual.

Dicas infalíveis para o blush

  • Escolha bem o seu pincel. Os mais recomendados são os de cerdas macias e arredondadas. Os pincéis chanfrados são indicados se você deseja realçar especialmente as maçãs do rosto.
  • Para o efeito do blush ficar natural, retire o excesso de pó do pincel com um sopro ou passe-o no dorso da mão antes de aplicá-lo.
  • Passe o pincel no rosto com movimentos leves, não é necessário esfregar. Movimentos delicados são suficientes para depositar a maquiagem no rosto.
  • Aplique o blush aos poucos – é mais fácil controlar a aplicação gradativamente do que acabar exagerando e tendo que refazer todo o processo.
  • Aquele famoso truque do sorrisinho na hora de passar o blush ajuda bastante a aplicá-lo no lugar certo. O sorriso evidencia o ponto mais alto das maçãs do rosto a partir daí basta passar o pincel no local desejado.
  • Prefira finalizar sua maquiagem com o blush. Usando-o depois de maquiar os olhos e a boca, fica mais fácil ajustar a intensidade do blush, de acordo com a sombra e o batom.
Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: