Dicas para acertar no delineador gráfico

Dicas para acertar no delineador gráfico

Equipe MegaCurioso

Delineador dourado de Alexandre Herchcovitch. Fonte: Agência Fotosite

O delineador colorido apareceu nas passarelas brasileiras como uma forte tendência de make para 2012. E mesmo quem não gosta das versões mais chamativas vai acabar se rendendo ao traço nos olhos em cores mais neutras (como o preto e o marrom), para marcar o olhar e disfarçar imperfeições.

Porém, independente do estilo de produção escolhido, acertar na aplicação do produto nem sempre é fácil. A prática e a firmeza das mãos são desenvolvidas com o tempo e, no começo, é comum ter que recorrer a truques para disfarçar os erros na produção.

A boa notícia é que já existem desenhos em adesivos, que podem ser apenas colados nos olhos. Mas quem busca o efeito tradicional do delineador pode seguir algumas dicas simples para conquistar um make de arrasar.

Como aplicar o delineador gráfico

Delineadores coloridos na Alessa. Fonte: Divulgação

Depois de preparar a pele e aplicar a base, é hora de maquiar os olhos. Passe um primer sobre as pálpebras (para garantir a durabilidade) e aplique as sombras escolhidas. Nas primeiras vezes, coloque um espelho em pé sobre a mesa e, com os cotovelos apoiados, faça um traço que servirá de guia com um lápis na parte superior do olhar.

Em seguida, retire o excesso de produto do aplicador do delineador e segure a lateral do olho que será contornado com a mão oposta, sem esticar demais a pele. Você pode apoiar a mão que fará o desenho na outra para adquiri a firmeza necessária.

O desenho deve começar do meio do olho para fora, pois o traço ficará mais fino no canto interno. Assim, aos poucos cubra toda a linha de guia com o produto. Para eliminar borrões, mantenha um cotonete levemente umedecido por perto ou então um pincel apropriado para esfumar.

O traço certo para cada olhar

O traço grosso da Cavalera. Fonte: Agência Fotosite

Nem sempre o traço escolhido é o que mais combina com o seu tipo de olhar. Por isso, é importante observar as suas características antes de começar o make e, assim, realçar pontos fortes e disfarçar imperfeições.

Quem possui mais espaço na pálpebra pode investir em linhas grossas, acompanhadas de lápis preto na linha d’água. Aquelas com olhar pequeno devem preferir traços finos e alongados no final (como no estilo gatinho), para dar uma impressão de olhos maiores. O efeito pode ser ainda melhor com lápis branco aplicado rende aos cílios inferiores.

As mulheres orientais devem sempre optar pelo traço grosso superior ou investir no make com uma linha na parte externa do olhar para aumentá-lo.

Vale ressaltar, ainda, que se o produto for colorido, o resto da make terá de ser discreto para uma produção equilibrada.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.