
Ciência
27/02/2012 às 16:47•4 min de leitura
Alexander Wang, Phillip Lim e Anna Sui. Fonte: style.com
Batom vermelho, delineadores intensos e franja bem puxada para finalizar um coque clássico. Esses foram apenas alguns elementos que puderam ser vistos nas passarelas da Semana de Moda de Nova York, em que os stylists abusaram da cor e do volume para compor os makes e penteados para a temporada de outono.
O estilo “olhos tudo, boca nada”, dominou a maioria dos desfiles. Porém, houve espaço também para lábios vermelhos, o que indica que o batom dessa cor intensa deve continuar a fazer sucesso nas ruas e red carpets em 2012.
Nos cabelos, o destaque fica para a franja bem puxada e com acabamento brilhante ou molhado dado por gel ou spray. Ela apareceu arrumada para o lado, para trás e mesmo com o tradicional risco no meio da cabeça.
Confira o que rolou de tendências de beleza nas passarelas nova-iorquinas e se prepare para a estação que vem por aí.
Olho tudo, boca nada
Os delineadores e sombras ganharam força na Semana de Moda de Nova York. A maioria dos profissionais preferiu destacar os olhos e neutralizar os lábios. Assim, sombras intensas foram as escolhidas para um olhar poderoso, entre elas vinho, marrom, cinza, verde petróleo e azul intenso.
Desfile de Anna Sui. Fonte: Getty Images
Uma das apresentações que mais se destacou nesse sentido foi a de Anna Sui. O desfile da grife trouxe modelos com o olhar marcado por um traço grosso de delineador azul nas pálpebras e pequenos pontinhos do mesmo produto na linha d’água.
Outro exemplo de olhar marcado com cores é da Bagdley Mischka e Jason Wu, que apostaram no degrade de cores nas pálpebras. O primeiro foi do berinjela ao preto, enquanto o segundo optou por mesclar tons de verde. Na passarela de Donna Karan, o make das tops também seguiu o estilo. De acordo com a cartela de cores da coleção, a maquiadora Charlotte Tillbury abriu mão do vermelho nos lábios e preferiu aplicar a cor nos olhos. O resultado foi o batom passado no olhar. A produção do casting de Phillip Lim optou pelo mesmo conceito, abusando ainda do gloss para ajudar a destacar os olhos.
Batom no olho de Donna Karan e Phillip Lim. Fonte: style.com
Vale ressaltar que os traços da sombra e do delineador apareceram sempre puxados para o canto externo do olhar, deixando-o mais charmoso.
Altuzarra e Marc Jacobs. Fonte: style.com
Apesar do domínio das cores, o delineador preto não perdeu espaço na passarela de Nova York. Ele foi visto nas apresentações da Altuzarra e Naem Kham. O preto também foi usado de forma esfumada por Alexander Wang e Marc Jacobs na linha d’água. No caso desse último, as tops ficaram inclusive com aquele “efeito panda” no olhar.
Lábios que roubam a cena
Ao contrário do que se pensava, o batom vermelho não vai ser aposentado em 2012. As grifes que apostaram em lábios poderosos elegeram a cor para compor um look intenso. A exceção ficou por contar de Christian Siriano, que preferiu aderir aos dark lips aplicando uma variação de marrom escuro nas modelos.
Christian Siriano e Victoria Beckham. Fonte: Getty Images
O reinado do vermelho na passarela nova-iorquina teve diferentes variações de tonalidades, indo das versões mais abertas às invernais. Para chegar aos diferentes tons, muitas marcas apostaram, inclusive, na misturinha de diferentes produtos. O estilo apareceu nas apresentações de Monique Lhuillier, Ruffian, Tadashi e Victoria Beckham.
Essa última investiu no vermelho aberto e opaco, que pôde ser facilmente imitado. Basta fazer o contorno da boca com lápis vermelho e preencher a área restante da mesma forma. Em seguida, passe o batom como de costume e acentue o efeito aplicando uma fina camada de pó sobre os lábios.
Sobrancelhas marcadas
Victoria Beckham e Marc Jacobs. Fonte: style.com
Nas tendências de make para 2012 já era previsto que as sobrancelhas finas e artificiais abririam espaço para um estilo mais natural dos fios, sendo bem marcado.
A aposta pode ser comprovada no New York Fashion Week e foi aplicada pela maioria dos stylists.
Mistura de cores
Beauty da Rodarte. Fonte: style.com
A Rodarte ousou e investiu em uma tendência diferente – a mistura de tons pelo rosto todo. Assim, foi possível conferir tons bronze nas maçãs da face e sobrancelhas, um toque rosado no canto externo dos olhos e também nos lábios. O resultado foi um make leve, com poucas camadas de máscara nos cílios.
Naturalidade em alta
Alexander Wang e Altuzarra. Fonte: Getty Images e style.com
Se a Rodarte apostou em um make mais suave, outras marcas foram ainda mais longe e seguiram o conceito “menos é mais”. Foi o caso de Alexander Wang, que levou à passarela modelos que pareciam recém-saídas de um mergulho: cabelos “molhados” e olhos borrados fizeram parte da produção.
Costello Tagliapietra e Vantam Tokyo também apostaram na naturalidade da beleza do rosto, enquanto Altuzarra e Proenza Schouler deixaram os cabelos das tops soltos e despojados para a apresentação em Nova York.
Estique as madeixas
Anna Sui e Jason Wu. Fonte: style.com
Quem deseja estar com o estilo de cabelo da moda deve estar preparado para puxar bem as madeixas mais próximas ao rosto. A franja “lambida” apareceu na maioria das produções, acompanhando coques, tranças discretas, rabos de cabelo e até mesmo nos looks com os fios soltos.
Ela pode estar na lateral, puxada para trás ou com a risca no centro da cabeça, mas sempre aparecem com acabamento molhado ou brilhante, graças a produtos como spray, gel e pomadas.
Coques para todos os gostos
O coque da Naeem Khan. Fonte: Getty Images
Os coques apareceram na Semana de Moda de Nova York em diferentes estilos, indo do clássico ao despojado. Grifes como Anna Sui, Tadashi, Carmen Marc Valvo e Naeem Khan apresentaram modelos com as madeixas presas atrás da cabeça.
Essa última apostou em estilo mais clássico e sofisticado, que ajudou a complementar os looks da coleção.
Aposte no volume
Carolina Herrera e Bagdely Mischka. Fonte: Getty Images
O cabelo bem volumoso, seja com coques altos ou com os fios despojados, apareceu constantemente na passarela nova-iorquina.
O destaque dessa tendência vai para a Carolina Herrera, que produziu o stylist com mais volume da temporada, formando um visual bem feminino com a ajuda de tiaras.
Mas outras marcas também apostaram no exagero, como a Badgley Mischka.
Preso básico
Marc Jacobs e Jason Wu. Fonte: style.com
Aquelas que são fãs do preso em rabo de cabelo vão gostar das produções apresentadas na Semana de Moda de Nova York. Na grife Joanna Mastroianni, surgiram versões com aplique, enquanto Marc Jacobs preferiu um estilo bem natural, com fios soltos.
No desfile da Ralph Lauren, o rabo de cabelo era mais clássico, sem mechas caídas e, para o Jason Wu, as modelos surgiram com os fios bem puxados na frente.
O toque dos acessórios
Rodarte. Fonte: style.com
Em meio a tantos coques e rabos de cabelos, os designers encontraram nas presilhas uma forma de diferenciar o visual. No desfile da Rodarte, o detalhe era dourado, cheio de estrelas e foi colocado na lateral do coque.
O topete está de volta
Jenny Packham. Fonte: Getty Images
Nem mesmo o topete ficou de fora da Semana de Moda de Nova York. Ele apareceu no desfile de Jenny Packham, em um estilo bem poderoso.
Tranças perdem espaço
Marchesa. Fonte: Getty Images
Se as tranças foram os destaques nos cabelos do ano passado, finalmente agora elas abrem espaço para outras tendências. Ainda assim, algumas marcas apostaram em versões discretas do estilo.
A exceção fica por conta da Marchesa, que transformou todas as mechas de seu casting em tranças.
É das morenas que eles gostam mais
O loiro pode ser unanimidade nas colorações dos salões de beleza, mas na passarela nova-iorquina, o destaque ficou para as morenas. O cabelo escuro dominou os desfiles, sendo propagado principalmente pela Proenza Schouler e Calvin Klein.
Resta esperar para ver se essa e as outras tendências vão sair das passarelas para as ruas no outono desse ano.