
Ciência
18/05/2012 às 12:22•4 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Não importa se a maquiagem é para uma festa sofisticada, para a balada ou mesmo para o dia a dia: ela só vai ficar completa após algumas camadas de máscara para cílios. Mas nem sempre é fácil escolher qual tipo do produto que vai combinar mais com as características dos seus olhos para resultar em um visual poderoso.
A cada dia, surgem novas máscaras para cílios nas lojas: você pode escolher entre aquelas que alongam, curvam ou dão volume aos fios, além de uma infinidade de tipos de aplicadores que deixam qualquer consumidora confusa. Assim, comprar o produto ideal pode acabar se tornando um problema. A melhor maneira de acertar na escolha é aprender um pouco sobre cada uma delas.
Em geral, as máscaras são desenvolvidas para atender a três tipos de cílios: finos ou escassos, curtos e ainda aqueles que são grossos e sem curvatura. Como é possível encontrar fios com mais de uma dessas características, a indústria da beleza tem buscado maneiras de oferecer em um único produto mais possibilidades de efeitos, como dar volume e curvar ao mesmo tempo. Para a maquiadora da Contém 1g, Ana Paula Costa, essa é uma tendência do setor, que quer atender ao gosto feminino sem que as consumidoras precisem recorrer a vários produtos para conquistar o efeito desejado.
Confira abaixo as características de cada uma das máscaras e acerte na escolha.
Máscara à prova d’água (ou não)
Fonte: Thinkstock
A diferença entre as máscaras já começa na durabilidade. Existem aquelas que são à prova d’água (waterproof) e, como explica Ana Paula, resistem o dia todo nos cílios, mesmo se entrarem em contato com suor ou lágrimas, por exemplo.
A alta duração é possível porque a composição desses produtos possui pigmentos, solventes e ceras naturais e sintéticas que são combinadas à agua e a conservantes. Assim, uma vez que elas secam sobre os fios, só poderão ser removidas com facilidade com soluções à base de óleo.
A maquiadora aconselha comprar o demaquilante apropriado junto como a máscara. Ela exemplifica que, na Contém 1g, por exemplo, há uma versão bifásica para retirar os produtos da marca com facilidade e, assim, evitar que seja preciso esfregar muito os fios, danificando-os.
Em contrapartida, as máscaras que não são à prova d’água têm uma durabilidade menor, pois elas possuem composição mais leve, o que facilita a aplicação e a remoção, que pode ser feita lavando bem a região apenas com água. No entanto, o uso desse tipo de produto é mais recomendado para eventos curtos, pois elas tendem a perder o efeito conquistado nos fios em poucas horas.
Máscara transparente
Máscara incolor Contém 1g - 29 reais. Fonte: Divulgação/Contém 1g
Essa é a máscara mais neutra de todas e pode ser usada tanto nos cílios quanto para ajeitar as sobrancelhas. Ana Paula explica que as mulheres que procuram esse tipo de produto não querem parecer maquiadas. Assim, o efeito é bastante natural, pois ele forma um polímero nos cílios, separando e definido os fios.
Em geral, os pincéis dessas máscaras possuem cerdas macias, sendo perfeitos para os looks básicos do dia a dia.
Máscara para dar volume
The Colossal (24 reais), They're Real! (78 reais) e Sephora Full Action Extreme Effect (63 reais).
Fonte: Divulgação/sephora.com.br
Quem possui cílios finos ou escassos pode recorrer a esse tipo de máscara para conquistar um olhar poderoso. Em geral, elas possuem aplicadores retos, com cerdas juntas, mas a cada dia surgem novos modelos de pincéis para proporcionar o efeito. Ana Paula explica que os aplicadores desse tipo de máscara tendem a ser mais “gordinhos” para que os cílios não grudem.
Seguindo a tendência de reunir mais de uma característica em um mesmo produto, várias marcas estão lançando produtos que têm foco no aumento do volume, mas também alongam, curvam e penteiam os cílios.
Neste contexto, a maquiadora dá como exemplo a máscara 3D da Contém 1g, que é mais durável que as comuns (mas não tanto quanto aquelas à prova d’água) e proporciona volume enquanto também alonga e curva. Para tanto, o pincel é mais curvado e espaçado, e tem outro lado que permite pentear os fios.
Máscara alongadora
Long wearing (79 reais), Duda Molinos (59 reais) e High Lenghts (79 reais).
Fonte: Divulgação/sephora.com.br
As mulheres com cílios curtos são o público-alvo desse tipo de máscara. Ela penteia e alonga os fios graças a pincéis geralmente com hastes longas e cerdas curtas. Em sua composição, é comum encontrar fibras que proporcionam o alongamento dos fios.
Em geral, os produtos desse tipo recentemente lançados no mercado reúnem mais benefícios, além de deixar os cílios mais longos. É o caso da Maggic Effect, da Contém 1g, citada por Ana Paula. Ela explica que o aplicador foi desenvolvido de forma diferenciada, com cerdas mais espaçadas e em quatro camadas de tamanhos diferentes. Assim, desde os fios mais curtos até os mais longos são pigmentados com efeito natural.
Máscara curvadora
Hypnose Drama (132 reais), UltraCurl (49 reais) e InfiniCurl (129 reais).
Fonte: Divulgação/sephora.com.br
Aquelas que desejam dar um efeito dramático aos cílios deixando-os curvados não precisam recorrer apenas aos curvadores anatômicos. Algumas máscaras possuem pincel mais fino e com leve curvatura para proporcionar o efeito aos cílios. É comum também que as outras máscaras já incluam características para deixar os fios mais curvados.
Máscara com primer
Duo Primer Contém 1g - 49 reais. Fonte: Divulgação/sephora.com.br
Quem procura opções mais duradouras de máscara e que garantam uma aparência perfeita aos cílios pode recorrer aos produtos com primer. Eles possuem pincéis nas duas extremidades: um para o primer, que deve ser aplicado antes, e outro para a máscara.
Como exemplo, Ana Paula cita o Duo Primer, da Contém 1g, em que os aplicadores de cada extremidade são diferenciados para que os cílios fiquem de acordo com o esperado. Assim, o do primer é achatado, enquanto o da máscara possui cerdas mais gordinhas, para que os fios não grudem uns nos outros.
Vale lembrar que essa versão é indicada principalmente para festas, para que você possa manter a aparência em ordem do começo ao fim.
Aplicador esférico
Máscaras Givenchy - 128 a 134 reais. Fonte: Divulgação/sephora.com.br
Uma das inovações mais recentes entre as máscaras para cílios é o aplicador esférico. Ele foge do comum, em formato de esfera, e permite novas possibilidades de aplicação. Segundo a maquiadora, a vantagem desse pincel é que ele consegue alcançar todos os fios, inclusive nos cantos do olhar. Assim, você pode modelar o visual do jeito que preferir.
Modelos diferenciados
Dior Show (152 reais) e Too Faced Queen Mascara.
Fonte: Divulgação/sephora.com.br
O aplicador esférico não é a única inovação entre as máscaras. Há pinceis vibratórios, que facilitam a aplicação enquanto alongam e dão volume. Outras opções têm aplicadores com cerdas customizadas, como o Dior 360 Mascara que age no volume, alongamento e curvatura nos fios. O mesmo vale para a nova máscara da Too Faced.
Agora, separe um tempo para as compras e prepare o olhar – a melhor maneira de conferir se aquela máscara é a certa é testar nos próprios cílios. Assim não tem erro.