
Ciência
23/05/2012 às 16:19•4 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Loiras, ruivas, morenas e orientais podem ser agraciadas pela presença de sardas no rosto. No entanto, o que pode ser visto como uma característica muito charmosa por alguns nem sempre é exatamente motivo de orgulho de quem tem as sardas.
Na busca por uma pele lisa e perfeita, muitas acabam cometendo erros de maquiagem tentando esconder as pintinhas. Contudo, existem alguns segredinhos que podem ajudar a apagar as sardas sem deixar um aspecto pesado no rosto. Para aquelas que vivem em paz com suas manchinhas, saiba que é possível contar com alguns truques de maquiagem para deixar sua pele ainda mais bonita e valorizar o charme das sardas.
Hoje, quem revela as dicas preciosas para cuidar das peles com sardas é a maquiadora Francesca Drysdale, da rede de salões de beleza Lady&Lord, de Curitiba. Confira!
Destacar ou disfarçar?
Em geral, quem possui sardas na pele convive com um dilema: o que fazer com tantas manchinhas?
Existem mulheres que se sentem bem com as marquinhas aparentes e não fazem questão nenhuma de escondê-las. Para elas, a maquiagem serve apenas para uniformizar a pele, eliminando as imperfeições e, principalmente, valorizando as sardas.
Famosas, como Emma Stone, Lucy Liu e Lindsay Lohan, exibem suas sardas nos tapetes vermelhos.
Fonte: Getty Images
No entanto, é certo que, em algum momento da vida, as sardentas já tentaram esconder suas pintinhas. Seja por curiosidade de saber como fica o aspecto da pele ou mesmo por não ter uma relação assim tão amigável com as manchinhas, é natural realizar algumas experiências com a nossa pele.
Para quem prefere apagar as pintinhas e exibir uma pele lisa e uniforme, a maquiagem é a maior aliada. Entretanto, é preciso ter muita paciência e cautela durante a aplicação, além de que é fundamental escolher produtos adequados para conseguir o efeito desejado. Corretivo, base e pó compacto serão os grandes responsáveis por deixar sua pele sem manchas, mas, se forem aplicados de maneira errada ou se não estiverem de acordo com a sua pele, a maquiagem pode envelhecer o aspecto do rosto, deixando a pele pesada.
Disfarçar as sardas com classe
Apesar de muitas pessoas considerarem um charme, a maquiadora Francesca Drysdale afirma que a maior parte das mulheres que passa pelo salão tem o desejo de apagar suas sardas. Para chegar ao efeito desejado, a maquiadora enfatiza que é muito importante escolher os produtos adequados.
Quando falamos em corretivo, em geral, a primeira referência que vem à cabeça são os produtos em tons de bege. Contudo, Francesca ressalta que o melhor corretivo para eliminar as sardas são aqueles de coloração azul ou lilás. A profissional investe nessas versões, pois eles neutralizam e preparam a pele para receber o restante da maquiagem.
Fonte: Thinkstock
É bastante comum ouvirmos falar que misturar o corretivo com um pouco de hidratante antes de aplicar o produto no rosto propicia um efeito mais uniforme, entretanto, a maquiadora não recomenda essa prática, já que o hidratante pode acabar diluindo os pigmentos do corretivo e diminuindo o seu efeito sobre a pele.
Francesca Drysdale nos contou que finaliza a preparação da pele com a aplicação de uma base mais grossa para garantir que as manchinhas não vão aparecer. Mais uma vez, a qualidade dos produtos é fundamental para que a pele não fique pesada. Para evitar esse aspecto, a maquiadora afirma que, sempre que possível, evita fazer uso do pó compacto.
Na hora de escolher o blush, a profissional aposta em tons de bronze e cobre para valorizar a cor da pele. Francesca evita a cartela de tons rosados, já que essas cores podem deixar o rosto ainda mais avermelhado em ambientes muito quentes ou com ar condicionado.
Suavize as sardas e valorize suas marquinhas
Para começar a lidar com as suas sardas em casa, você pode experimentar um tipo de maquiagem que uniformiza a pele sem esconder as pintinhas.
Comece com a aplicação de um primer de qualidade em todo o rosto. Em seguida, coloque um pouco de base líquida no dorso da mão e a espalhe no rosto com a ajuda de um pincel. Quanto mais leve e fácil de espalhar, melhor será a base, que deixará um acabamento translúcido na pele.
Na hora de aplicar o produto, o segredo é começar pela testa, queixo e laterais do rosto, que não apresentam tantas pintinhas. Quando o excesso de base já tiver saído do pincel, passe sobre o nariz e as maçãs do rosto, apenas para dar um toque aveludado, sem cobrir as sardas.
Fonte: Thinkstock
Chegou a hora de usar o corretivo – lembrando que aqui ele vem após a base, pois o objetivo é apenas suavizar as sardas em vez de apagá-las. Aplique o produto apenas nas olheiras e outras imperfeições que possam haver na pele sem cometer exageros.
Quando for passar o blush, aproveite para corrigir qualquer diferença que possa haver na distribuição das suas sardas. Por exemplo: se um lado do rosto tiver menos pintinhas do que o outro, comece aplicando o blush desse lado; o restinho de produto que ficar no pincel pode ser aplicado onde existem mais pintas e, assim, o rosto ficará equilibrado.
Siga maquiando os olhos e a boca de acordo com as suas preferências e você estará pronta para arrasar por aí contando com o charme das suas sardas.
Com o tempo, você pode testar diferentes marcas e produtos e ver quais são os resultados que funcionam melhor na sua pele. Mais um pouco de prática e adaptação e você poderá decidir qual tipo de maquiagem combina mais com o seu estilo e faz com que você se sinta ainda mais bonita.
Outras dicas para peles com sardas
Fonte: Thinkstock