Fashion Rio: as tendências de beleza para o verão 2013

18/06/2012 às 08:165 min de leitura

Lenny, Totem e 2nd Floor. Fonte: Divulgação - Agência Fotosite

Depois de conferir o que não vai poder faltar no seu guarda-roupa no verão, segundo o Fashion Rio, agora é hora de ver o que você vai precisar ter no nécessaire para estar de acordo com as tendências. Prepare a sombra marrom, o iluminador e o hidratante para os lábios: eles prometem ser sucesso na próxima temporada de calor.

Para o verão 2013, a semana de moda carioca apostou no conceito de “bonita naturalmente”. A intenção é parecer que não é preciso usar nada para ficar bela, mas a pele é preparada com base, blush bronze ou rosado, hidratante labial e iluminador.

Nesse conceito, a sombra marrom aparece como aliada para demarcar o côncavo do olhar, enquanto o blush terracota dá o toque bronzeado. O delineador e a sombra na cor branca, até então esquecidos na gaveta, ressurgem para abrir e iluminar o olhar. Para um make noturno, é possível abusar ainda da sombra dourada, que também apareceu constantemente na passarela.

Porém, quem gosta de cor não precisa ficar triste: batons rosa e sombras bem coloridas tiveram espaço na passarela do Fashion Rio, formando looks vibrantes.

Para os cabelos, vale deixar os fios lisos, com aspecto natural e risca lateral. Para produções mais elaboradas, é possível abusar dos topetes (bem altos ou discretos) e das tranças para formar presos com um toque clássico.

Confira a seguir os destaques de beleza da semana de moda carioca e prepare o visual para a estação quente.

Das passarelas para o dia a dia

Alessa e Ágatha. Fonte: Divulgação - Agência Fotosite

O Fashion Rio 2013 mostrou que looks de passarela não precisam ser necessariamente difíceis de serem reproduzidos. Várias marcas apostaram em makes que podem ser usados no dia a dia, que apenas realçam a pele e mais nada. O importante é garantir um visual saudável e iluminado, com a ajuda dos produtos certos.

E isso não se aplica apenas no make: a Ágatha, por exemplo, levou para o desfile modelos com o cabelo solto de forma bastante natural, levemente ondulados, mostrando que os fios podem ganhar uma folga do secador de vez em quando. A Salinas também mostrou opções de coques altos que podem ser presos de forma despojada, rendendo um visual atual.

Para a pele, a fórmula é esconder as imperfeições, criar um ponto de iluminação, dar um toque de blush e combinar com lábios neutros. A Ágatha também apostou nessa ideia, assim como a Cia. Marítima.

Ilumine a aparência

Coven, Ágatha e Filhas de Gaia. Fonte: Divulgação - Agência Fotosite

Para se preparar para o verão, é bom ir tirando a sombra branca ou o delineador dessa cor do fundo da gaveta. No Fashion Rio, esses dois produtos apareceram iluminando os olhos e realçando a aparência natural. Assim, o olhar ganha um aspecto suave e leve, que combina com o calor.

O maquiador Helder Rodrigues apostou nesse conceito para a produção do desfile da Filhas de Gaia. As modelos apareceram com o côncavo marcado com sombra marrom e delineador branco para acompanhar a pele delicada. Vale ainda usar a cor na linha-d’água, como fez Daniel Hernandez para a Coven.

O iluminador perolado também ganhou destaque nessa temporada de moda carioca, sendo usado principalmente no canto interno dos olhos, para iluminar a região. Essa tendência foi usada por marcas como Ágatha, Cia Marítima, Maria Bonita Extra e Patachou.

Sombra marrom

Espaço Fashion, New Order e Cia Marítima. Fonte: Divulgação - Agência Fotosite

Se você ainda não tem uma sombra marrom no nécessaire, é melhor garantir a sua. Ela pode ter acabamento mate, cintilante ou metalizado, mas o importante é ter a cor sempre à mão, porque no Fashion Rio ela foi uma das principais tendências.

Você pode usar a sombra para demarcar o côncavo durante o dia, acompanhada de delineador preto para um look noturno ou combinada a versões douradas para garantir o brilho. O tom metalizado, aliás, também apareceu constantemente na semana de moda carioca, aplicado na pálpebra inteira ou apenas rente aos cílios. New Order, Cia Marítima e Oh, Boy! apostaram no dourado em seu make.

Porém, para todas as ocasiões, o destaque ainda será a sombra marrom. Ela pode ser usada também para demarcar os cílios inferiores, criando um visual sofisticado, como na Oh, Boy!. Grifes como Espaço Fashion, Poko Pano e Totem também usaram a tendência em suas apresentações.

Sombra colorida

Aüslander, TNG e Tryia. Fonte: Divulgação - Agência Fotosite

Não foi apenas a naturalidade do marrom que apareceu na passarela carioca para colorir as pálpebras. Tons mais ousados, como o azul-turquesa e o laranja, foram as apostas de algumas marcas, como a Coca Cola Clothing e a TNG, que até extrapolaram a linha do côncavo, fazendo com que as tonalidades chegassem até às sobrancelhas. Para alguns, a aposta pode encorajar a volta do make neon.

Houve ainda marcas mais ousadas. A Aüslander, por exemplo, criou moldes dourados para delinear as sobrancelhas e pálpebras. Cada modelo usou um estilo diferente, que foi acompanhado de pele bronzeada e iluminada, máscara e batom rosa.

A Tryia também foi além criando um mosaico colorido ao redor de toda a região dos olhos. O make foi assinado por Max Weber, que usou tons opacos para construir o efeito. Para complementar a produção de maneira equilibrada, ele corrigiu e apenas hidratou a pele e os lábios.

Pele corada ou bronzeada

Blue Man e Oh, Boy! Fonte: Divulgação - Agência Fotosite

A pele pode até ser maquiada de forma bem natural, mas não será possível abrir mão do toque do blush nas produções de verão. Você pode escolher entre cores como o terracota, para garantir o bronzeado, ou as versões rosadas, se a intenção for ganhar um ar saudável. Vale ressaltar que o primeiro tom se encaixa melhor nas peles mais morenas.

A novidade não está apenas nas cores, mas também na forma de aplicá-las. Em vez de recorrer ao tradicional truque de “fazer bico” para marcar a região certa das pinceladas, os profissionais passaram o produto no alto das maçãs do rosto e nas têmporas. Para acertar no look, é preciso esfumar o blush depois da aplicação, para que o visual não se torne pesado.

Grifes como Herchcovitch e Blue Man apresentaram looks bronzeados, enquanto TNG, Patachou e 2nd Floor preferiram o toque rosado.

Lábios hidratados

Filhas de Gaia e TNG. Fonte: Divulgação - Agência Fotosite

Aquelas que acham que verão combina com cor podem ter se decepcionado com boa parte dos lábios neutros que desfilaram pela passarela carioca. Os batons vibrantes ficaram em segundo plano para dar lugar à boca hidratada, que deu um aspecto molhado aos lábios das modelos.

Para consegui esse efeito, grifes como Cantão, Tryia e New Order recorreram ao hidratante labial que, ao que parece, não poderá ficar de fora do seu nécessaire no calor.

Batom para todos os gostos

Melk Z-Da e Salinas. Fonte: Agência Fotosite

Apesar do predomínio dos lábios apenas hidratados, ainda houve espaço para o surgimento de algumas cores de batons que prometem fazer sucesso também na temporada. Entre eles estão o vermelho com toque coral, o rosa com fundo lilás e o rosa puxado para o uva.

As coberturas variam entre o cremoso e o matte, sendo que os tons tendem a ser frutados, com a cara do verão. Entre as grifes que investiram na tendência estão Nica Kessler, Coven, Melk Z-Da e Salinas.

Lisos, sim!

Espaço Fashion e Melk Z-Da. Fonte: Divulgação - Agência Fotosite

Se na última temporada de calor os cabelos com aspecto molhado foram sucesso, no verão 2013 os fios ficam lisos, com brilho e movimento. Assim, vale apostar em produtos que mantenham a cabeleira saudável, pois ela estará em alta daqui a alguns meses.

Você pode deixar os fios escovados ou ondulados, mas o importante é apostar na risca lateral, estilo que foi recorrente no desfile de várias grifes, como Coca Cola Clothing, Melk Z-Da, Poko Pano e Espaço Fashion. A naturalidade dos fios combina com a beleza simples dos makes, compondo uma aparência leve para a estação quente.

Coque despojado

Oh, Boy!, Filhas de Gaia e Cantão. Fonte: Agência Fotosite

No inverno, os coques surgiram nas passarelas brasileiras em várias grifes, e parece que a tendência vai continuar em alta também no verão. No Fashion Rio, o estilo apareceu com fios fora do lugar, mas não se engane com o ar despojado: as mechas foram planejadas para que o efeito “largado” fosse conquistado.

Entre as marcas que apostaram em coques, vale destacar a Oh, Boy!, que trouxe versões presas com palitos, como se as modelos fossem gueixas, para a passarela. Outro destaque vai para a Filhas de Gaia, em que os fios foram presos em um coque baixo em forma de laço.

As tranças voltaram

Sacada, Oestudio e Nica Kessler. Fonte: Divulgação - Agência Fotosite

Há algumas estações, as tranças estiveram em alta entre os estilos de cabelo. No verão 2012, elas devem voltar para as ruas, em versões embutidas e como uma forma de deixar o cabelo preso mais elegante.

Nas grifes Nica Kessler e Sacada, as tranças apareceram acompanhadas de coques, com fios divididos ao meio. Elas ficaram nas laterais, descendo até as pontas.

A marca O Estúdio também apostou no estilo, mas em versão desconstruída e com fios texturizados.

Topete em alta

Andrea Marques e Herchcovitch. Fonte: Divulgação - Agência Fotosite

Boa parte das marcas que desfilaram Fashion Rio foi buscar nos anos 50 a inspiração para a beleza dos desfiles. Os topetes invadiram a passarela e prometem chegar às ruas no próximo verão.

Na grife de Herchcovitch, os cabelos surgiram texturizados e com topetes bem volumosos. A Coca Cola Clothing apresentou modelos masculinos com o estilo, enquanto a Lenny escolheu topetes mais baixos, produzidos com muito gel.

Outra marca a entrar na tendência foi a Andrea Marques, em que o penteado foi combinado a cabelos bem lisos e naturais, para garantir feminilidade ao look.

Pelas tendências, é possível ver que o verão será democrático para a beleza. Agora, é só escolher os seus looks preferidos e aproveitar o calor com muito estilo.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: