
Ciência
27/09/2012 às 07:09•5 min de leitura
House of Holland e Mulberry. Fonte: Getty Images
As tendências para o verão 2013 começaram a surgir na passarela da New York Fashion Week, mostrando o que promete pegar no make e no cabelo para os dias quentes. Na Semana de Moda de Londres, que terminou recentemente, não foi diferente.
Assim como em Nova York, a beleza natural foi valorizada, mas as marcas inglesas oferecem mais opções de make para quem procura uma produção colorida. Olhos com sombra azul, lábios com batom rosa e makes intensos dividiram espaço na passarela, com opções para todos os gostos.
Para os cabelos, a risca lateral que fez sucesso em outras semanas de moda demonstra que veio para ficar. Ela aparece como uma opção para looks de cabelo liso ou coques, além de ser uma tendência bem fácil de reproduzir no dia a dia.
Confira a lista completa de tendências abaixo e se prepare para o calor.
Beleza natural
House of Holland e Preen. Fonte: Getty Images
Se depender das principais semanas de moda nacionais e internacionais, o make cheio de produtos não vai combinar com o verão. Na próxima temporada, a beleza natural vai estar em alta. Assim, para preparar a pele, vale usar uma camada fina de base para suavizar pequenas imperfeições, marcar as maçãs com um blush rosado ou bronzer e apenas hidratar os lábios. Dê uma folga também para a máscara de cílios, optando por versões incolores.
A intenção é parecer naturalmente bela, por mais que algumas correções tenham sido feitas. Essa foi a tendência apresentada pela grife Antonio Berardi, que apostou em rostos contornados com discrição e iluminados estrategicamente.
O mesmo estilo foi usado pela House of Holland, mas com um diferencial nos olhos. A sombra marrom foi usada com leveza para demarcar o olhar, dando mais profundidade ao visual. Já no desfile da Preen, as modelos surgiram com a face natural e sobrancelha bem marcada.
Olho tudo, boca tudo
Jonathan Saunders. Fonte: Getty Images
Você já deve ter ouvido aquela regra de maquiagem: se abusou do make no olhar, o ideal é neutralizar os lábios e vice-versa. Porém, para Jonathan Saunders, ela não é nada válida.
Na London Fashion Week, a marca apostou na combinação de sombra preta e batom vinho. Assim, os olhos foram bem marcados pelo esfumado, principalmente abaixo dos cílios inferiores. Já os lábios receberam uma camada de batom vinho e outra de gloss, para conquistar um efeito molhado.
Delineador em alta
Issa, Marios Schwab e Unconditional. Fonte: Getty Images
Quem procura uma produção mais elaborada para o verão não pode deixar o delineador fora da bolsa. Não importa a cor: preto, marrom e até branco apareceram na passarela de Londres.
Marios Schwab apresentou um visual inspirado em índios americanos. Assim, para dar o toque tribal à produção, o recurso usado foi o delineador preto, que foi aplicado em um traço grosso logo abaixo do olhar.
A Mulberry e a Issa apostaram na forma tradicional do delineador, aplicando-o nas pálpebras. Porém, a segunda puxou o traço no estilo gatinho, complementando o visual com um batom vibrante.
A grife Unconditional ousou e elegeu o delineador branco para marcar os olhos das modelos. O traço grosso foi desenhado abaixo dos cílios inferiores e se destacou na pele natural e lábios apenas hidratados. Na Matthew Williamson, o visual foi mais despojado. As modelos exibiram o lápis marrom escorrido sob os olhos, como se tivessem borrado o make por causa do calor. O efeito é claramente proposital e contrastou com a face livre de imperfeições.
Olhar colorido
Clements Ribeiro e Jean Pierre Braganza. Fonte: Getty Images
Além do delineador, é possível abusar das cores no olhar para conquistar uma aparência mais vibrante, com a cara do verão. Assim como na New York Fashion Week, o azul foi o escolhido da maioria das grifes que apostaram na cor para os olhos.
Mary Katrantzou, Clements Ribeiro, Jean Pierre Braganza e Moschino Cheap and Chic apostaram no azul para o make da região, mas de formas diferentes. Nas duas primeiras, a sombra da cor foi aplicada nas pálpebras, mas em tonalidades diferentes, indo do marinho ao azul claro e vibrante.
A Jean Pierre Braganza preferiu um desenho artístico, feito com sombra azul, lápis branco e delineador preto, que contornou todo o olhar. Já a Moschino Cheap and Cheap colocou a cor sob os olhos, rente aos cílios inferiores.
Além do azul, outras cores também surgiram na passarela de Londres. A Topshop Unique apostou no rosa, enquanto a grife Antonio Alison abriu espaço também para o roxo e o verde. Neste desfile, a cor foi aplicada apenas nos cantos dos olhos, criando um efeito descuidado.
Lábios vibrantes
Burberry e Giles. Fonte: Getty Images
A combinação de pele natural e lábios vibrantes, principalmente coloridas com rosa forte, foi um dos destaques no make na London Fashion Week. Essa foi a aposta da Giles, em que as modelos desfilaram com um batom rosa forte e mais nada. A cor dos lábios combinava, inclusive, com vários dos acessórios da coleção.
A Burberry optou por uma produção mais sóbria, inspirada no estilo na década de 1940. O foco foram os lábios, nos quais foi usado o batom vermelho Siren, que faz parte da linha de beleza da marca. Apenas as sobrancelhas foram marcadas para acompanhar o look.
Na Paul Smith, a pele apenas hidratada e os olhos limpos deram destaque ao sorriso com batom vermelho intenso. A Holly Fulton também entrou nessa onda, mas ousou mais nos lábios, misturando duas cores nos lábios das modelos.
Blush colorido
Huishan Zhang. Fonte: Getty Images
Nas últimas temporadas, foi possível ver o verde e o azul nos olhos e até nos lábios, formando produções ousadas. Na London Fashion Week, a grife Huishan Zhang usou essas cores como opções de blush, aplicadas exatamente nas maçãs do rosto. O laranja intenso também apareceu como alternativa para deixar o make diferenciado.
Produção artística
Louise Grey e Vivienne Westwood. Fonte: Getty Images
Se o blush colorido parece inovador, as produções elaboradas de Louise Gray e Vivienne Westwood vão além. No desfile da primeira grife, o delineador azul formou um traço próximo ao côncavo, as sobrancelhas foram desenhadas com lápis preto e o batom laranja deu um toque descontraído à produção.
Vivienne Westwood também inovou, mas com inspiração nos desenhos animados. Para sua apresentação, cores como verde e amarelo preencheram todo o rosto, acompanhadas de muitas sombras vibrantes e delineador.
Para os cabelos, tranças
Holly Fulton e Mulberry. Fonte: Getty Images
As tranças que fizeram sucesso na semana de moda de Nova York também apareceram na passarela de Londres, sendo uma tendência forte para o calor.
O estilo pode ser usado como alternativa para prender os fios ou apenas para dar um charme a mais aos presos despojados. As grifes Holly Fulton e Mulberry escolheram a segunda opção para a beleza de seus desfiles. As tranças finas complementaram coques e deram um toque romântico ao cabelo texturizado apresentado pela primeira grife.
Preso despojado
Louise Grey e Mulberry. Fonte: Getty Images
Prender os cabelos para espantar o calor vai ser uma tarefa bem simples se depender da semana de moda de Londres. As grifes apostaram em presos despojados, indo desde o rabo de cavalo até coques bem bagunçados.
Holly Fulton, Louise Grey, Mulberry e Antonio Berardi foram apenas algumas das marcas que prenderam o cabelo das modelos de um jeito bagunçado. Para conquistar o efeito desleixado, texturizar os fios parece fundamental, principalmente para que o penteado ganhe mais volume.
Vale investir em um coque baixo, como da Mulberry, no look com topete alto, como de Louise Grey, ou ainda no rabo de cabelo com mechas torcidas, como o de Antonio Berardi.
Risca lateral
Giles e Roksanda Ilincic. Fonte: Getty Images
Para ficar com um visual com a cara do verão, o modo mais simples é apostar na risca lateral. Não importa se o seu cabelo está solto ou se você preferiu um coque, basta colocar mais mechas para um lado para seguir uma das principais tendências de beleza das últimas semanas de moda.
Assim como na New York Fashion Week, a risca lateral predominou nos penteados. Ela foi escolhida para o cabelo ondulado da Giles, para o coque da Mulberry, para o liso da Roksanda Ilincic e muitos outros.
Cabelo liso
Marios Schwab e Jonathan Saunders. Fonte: Getty Images
Esqueça o babyliss para o verão 2013. O cabelo liso, natural ou bem alisado, é uma das principais tendências da temporada. Grifes como Preen, Marios Schwab, House of Holland e Topshop Unique escolheram o estilo, que variou do liso feito com a ajuda da chapinha até os fios mais despojados, com ar praieiro muito charmoso.
Cabelos volumosos
Moschino Cheap and Chic. Fonte: Getty Images
Para quem prefere um visual com mais volume para os fios, a dica é apostar no estilo usado pelas modelos da Moschino Cheap and Chic. Os cabelos encaracolados foram domados apenas na franja, enquanto o comprimento era volumoso, graças aos cachos penteados.
A boa notícia é que a maioria dos estilos é fácil de ser reproduzida. Assim, é só escolher quais combinam mais com você e aproveitar os dias de calor.