
Ciência
02/10/2012 às 14:43•4 min de leitura
Dolce & Gabbana e Gucci. Fonte: Getty Images
Com o fim dos desfiles da Milan Fashion Week, é hora de conferir as apostas da temporada italiana para o verão 2013. E as tendências vão além dos looks, já que as grifes também mostram o que deve pegar na maquiagem e cabelos para o calor.
Assim como em Nova York e Londres, o make “nada”, que valoriza a beleza natural e economiza na quantidade de produtos aplicados, também foi destaque nos desfiles de Milão. Algumas grifes combinaram o visual clean com batom vibrante, dando um toque de cor às produções.
A passarela italiana mostrou também que o lápis branco e o batom vermelho não devem sair do nécessaire nos dias de calor. Já para os cabelos, a dica é deixá-los soltos, bem lisos ou levemente ondulados, com uma pegada sexy.
Algumas marcas também se destacaram por fugir do comum, como a Fendi, que apostou em um olhar geométrico, feito com tiras de neoprene aplicadas logo abaixo da linha-d’água.
Confira a lista de tendências completa dos desfiles de Milão abaixo e fique ainda mais bela no calor:
Make “nada”
Jil Sander e Salvatore Ferragamo. Fonte: Getty Images
Essa tendência apareceu nos desfiles nacionais, em Nova York e em Londres. Quase no fim das temporadas de verão, é difícil discordar que ela chegou para ficar. A produção minimalista deixa a pele natural, com correção de pequenas imperfeições e aceita apenas camadas leves de sombra e blush. Os lábios, em geral, são apenas hidratados.
O make “nada” apareceu na passarela de Milão com algumas variações. Na Jil Sander, a produção natural é formada por um pouco de iluminador na pálpebra, um leve toque de marrom sob os olhos, blush suave e lábios hidratados. A Salvatore Ferragamo também optou pelo estilo, com uma fina camada de base e sobrancelhas bem desenhadas.
As sobrancelhas, na verdade, ganharam destaque em outras grifes que optaram pela naturalidade, como a Blumarine e a Sportmax, onde os fios deram intensidade à produção leve.
Na Etro, o make escolhido era tão discreto que parecia ter influência andrógina, com a pele limpa acompanhada de sombra laranja bem leve. Já a Alberta Ferretti chamou a atenção com a pele perfeita das modelos, complementada pela sombra dourada que delineou os olhos com discrição.
Olhar poderoso
DSquared2 e Versace. Fonte: Getty Images
A beleza do verão 2013, no entanto, não se resume a apenas ao make natural. A passarela de verão também abriu espaço para produções poderosas, tanto nos olhos quanto nos lábios.
A Gucci, por exemplo, optou por um efeito intenso para o olhar de suas modelos. Ele é formado por sombra marrom com acabamento cintilante, lápis para delinear a pálpebra, cílios postiços volumosos e muita máscara preta.
O olhar intenso também foi escolhido pela Roberto Cavalli, que abusou do uso do delineador. Na Versace, foi possível ver a sombra preta nas pálpebras das modelos e o lápis preto bem esfumado sob os olhos, como se o efeito tivesse acontecido após um dia de calor.
Já a DSquared2 optou por smokey eyes bem intensos para o verão, com sombra preta esfumada em toda a região, lápis preto e cílios bem cobertos pela máscara.
Lápis branco
Bottega Veneta e Prada. Fonte: Getty Images
O lápis e a sombra na cor branca ganharam destaque na temporada de verão em Milão, sendo uma tendência que não teve tanto destaque nas outras semanas de moda internacionais. O tom pode ser usado nas pálpebras, apenas no canto dos olhos, na linha d’água e até mesmo nos lábios, para dar volume extra à região.
Esse truque foi usado inclusive por Pat McGrath no make da Prada, em que os lábios foram contornados de branco para que o batom vermelho desse um efeito mais volumoso ao sorriso.
A sombra branca foi usada no make da Emilio Pucci, no canto interno dos olhos das modelos da Just Cavalli e para contornar o olhar no desfile da Moschino. A beleza da Bottega Veneta também contou com o lápis branco, que foi aplicado na pálpebra e na linha d’água. Para arrematar o visual, blush rosado e lábios hidratados.
Azul nos olhos
Just Cavalli e Versus. Fonte: Getty Images
O azul apareceu no make das grifes de Nova York e Londres, perdendo um pouco de força em Milão. Ainda assim, algumas marcas escolheram a cor para seus desfiles, como a Versus e a Just Cavalli.
Na primeira, o delineador metalizado azul tirou o make do comum com discrição. Já no último, a cor complementou a sombra branca aplicada no canto interno dos olhos.
Sombra metalizada
Emporio Armani e Gianfranco Ferré. Fonte: Getty Images
A sombra metalizada também parece ter vindo para ficar na próxima temporada. As grifes Gianfranco Ferré e Emporio Armani apostaram no estilo para a beleza de suas modelos. Na primeira, a sombra metalizada clara foi aplicada no canto inferior dos olhos.
Já na Emporio Armani, a cor metalizada tirou a produção do comum: ela foi usada para marcar o côncavo, resultando em um make inusitado.
Batom vermelho
Prada e Missoni. Fonte: Getty Images
Apesar de os lábios hidratados terem ganhado força na temporada de verão 2013, isso não quer dizer que não haja espaço para cores vibrantes na boca. Várias grifes tiraram o make minimalista do comum apostando no batom vermelho, que foi um dos destaques de beleza da Milan Fashion Week.
Prada, Moschino e Missoni foram algumas das marcas que escolheram o vermelho para os lábios. As tonalidades variam, ora com um fundo laranja mais evidente, ora mais rosado. Para dar mais volume e definição à boca, o lápis branco foi usado como aliado do batom.
Cabelão solto
Just Cavalli e Versace. Fonte: Getty Images
Na London Fashion Week, o cabelo liso ganhou destaque na passarela, sendo uma das tendências de beleza para a temporada. Em Milão, o cabelo solto ficou mais democrático, não exigindo tanto o uso da chapinha.
Na Just Cavalli, por exemplo, os fios aparecem com mais volume, ondulado e natural. Esse também é o estilo escolhido pela Versace, que optou por ondas mais suaves, resultando em um visual com ares de sensualidade.
Já na Salvatore Ferragamo, o look é minimalista e o cabelo mais liso e com menos volume. Outras marcas que deixaram os fios soltos foram a Missoni, Emilio Pucci e Roberto Cavalli.
Fios presos para o verão
Dolce & Gabbana e Gucci. Fonte: Getty Images
Quem prefere manter os fios bem presos no verão para espantar o calor também poderá encontrar inspiração na passarela da Milan Fashion Week. Para deixar os fios arrumados, vale apostar em acessórios como faixas e tiaras para tirar o look do comum.
Essa foi a estratégia usada pela Dolce&Gabbana, que optou por um visual étnico para o seu desfile. O coque preso das modelos foi ornamentado por uma faixa larga, dando charme à produção. A Fendi também usou tiaras, mais em versões mais finas e delicadas.
Entre os fios presos, os coques se destacaram na passarela italiana. Na Gucci, o estilo foi feito com muito gel, enquanto na Bottega Veneta ele surgiu mais despojado, com inspiração nos anos 70.
O coque despojado também foi o escolhido para o desfile da Marni, em que o cabelo das modelos foi dividido com uma risca lateral e as mechas foram amarradas em nós. Um penteado simples de reproduzir nas ruas e com a cara do verão.