Batons que contêm chumbo podem afetar a saúde mental

01/02/2013 às 08:392 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Você sabe que substâncias existem no batom que você usa? Pois, é bom ficar atenta às fórmulas desses produtos, pois uma nova pesquisa divulgada no Daily Mail mostrou que muitos batons contêm altos níveis de chumbo, que é uma substância tóxica e pode afetar a saúde mental.

O estudo norte-americano realizado pelo Underwriters Laboratories revelou que 12 amostras dos produtos para os lábios resultaram em positivos para o teste de chumbo com os mais altos níveis de 3,22 partes por milhão.

Sobre os resultados, o Dr. Sean Palfrey, diretor médico para o Programa de Prevenção de Envenenamento por Chumbo de Boston, advertiu que mesmo a exposição a baixos níveis do elemento representa um sério risco à saúde e pode afetar o cérebro. "O que nós sabemos agora é que até mesmo os mais baixos níveis de chumbo podem prejudicar o seu QI, o seu comportamento e a sua capacidade de aprender", comentou o especialista no programa que encomendou a pesquisa “Good Morning America”.

Atualmente não há padrões estabelecidos pela Food and Drug Administration (FDA) em limitar os níveis de chumbo nos batom e cabe aos fabricantes a decisão sobre os testes de segurança que devem ser realizados.

Porém, infelizmente, não há como saber quais são as marcas que foram pesquisadas, pois o programa de TV se recusou a comentar sobre quais haviam sido testadas, mas disseram que eles haviam selecionado opções das lojas de departamento e drogarias dos Estados Unidos.

Vale destacar que o chumbo não é intencionalmente colocado nos batons, mas a substância tóxica pode estar presente em aditivos de cor à base de minerais encontrados naturalmente no solo, água e ar.

Janet Nudelman, líder da Campanha para Cosméticos Seguros, destacou: "É evidente que a parte preocupante é que mais de metade dos batons contém a substância, mas a outra metade não contém, provando que é possível fabricar um produto sem chumbo".

No entanto, os resultados recentes demonstram que o progresso está sendo feito. Um estudo de 2010 pelo FDA encontrou o maior nível de chumbo de 7 partes por milhão. E outro realizado no início de 2012 revelou que 400 batons populares continham traços de chumbo. Você pode conferir a lista neste link.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: