Ciência
18/03/2013 às 09:04•1 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Quantos produtos de beleza você compra por mês? Mesmo que você não seja uma aficionada por maquiagem, vez ou outra toda mulher precisa renovar o nécessaire com um rímel, um batom, um blush ou outro produto, não é verdade? Além disso, cada vez mais as lojas e marcas no Brasil têm diversificado sua variedade de itens, atraindo mais as consumidoras.
Tudo isso tem refletido num aumento do consumo de produtos de beleza entre as brasileiras nos últimos nove anos, como foi revelado numa nova pesquisa do IBOPE, que mostrou que o crescimento tem acontecido em todas as classes socioeconômicas. Valendo-se da quantidade de produtos com preços mais acessíveis, a avaliação mostrou que entre as mulheres da classe C, a elevação do consumo chegou a 17%, sendo o quem mais cresceu no período estudado.
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Os dados são do Target Group Index, um segmento de pesquisa do IBOPE Media, que apontou ainda que 84% das mulheres da classe AB afirmaram ter consumido algum tipo de cosmético nos últimos 12 meses, sendo que, em 2003, esse percentual era de 69%.
Segundo informações da pesquisa, quando comparado o consumo dos cosméticos nos últimos nove anos, além do crescimento de 17% na classe C, houve nas classes AB e DE um aumento de 15 e 11 %, respectivamente. Entre os itens mais comprados, estão blush, base e pó facial, rímel e tintura para cabelo.
No grupo que teve o maior crescimento na aquisição dos cosméticos, a classe C, o consumo passou de 61% para 78% no período. Do mesmo modo, a classe DE subiu de 52% (em 2003) para 63%. Já na classe AB, o percentual passou de 69% para 84%.
A pesquisa abrangeu as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e os interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.