
Estilo de vida
04/07/2011 às 06:56•1 min de leitura
St Laurent em sua loja na rue de Tournon - Fonte: Reprodução
Yves Saint Laurent, um dos maiores e mais respeitados designers de moda, criou coleções vanguardistas e provocativas que o mundo fashion jamais irá esquecer. Parte desse incrível universo está na mostra: “Yves Saint Laurent Rive Gauche – Révolution de La Mode” que acontece em Paris até o dia 17 de julho de 2011, na Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent. São 70 peças expostas, entre vestidos, macacões e ternos.
St Laurent começou cedo no mundo da moda. Com apenas 17 anos, ele deixou a Argélia, seu país natal, e rumou à Paris, onde foi convidado para trabalhar com ninguém menos do que Christian Dior. Porém, em 1962, o estilista se despediu da maison e fundou sua própria marca com seu sócio e companheiro Pierre Bergé.
Uma coleção em especial é o destaque da exposição: a Rive Gauche, que possui o mesmo nome de sua primeira loja, inaugurada em 1966 na rue de Tournon. A coleção inovadora causou polêmica, pois, além de unir o street sytle com a alta costura, algumas peças, como os terninhos femininos, revoltaram os parisienses mais conservadores. Além disso, era uma linha de roupas mais acessível às mulheres daqueles anos conturbados, em que a luta pela liberdade, direitos e até a forma de vestir agitavam as ruas de Paris. St Laurent via nessa coleção uma forma de revolucionar e acompanhar as ideias femininas da época.
Fonte: Reprodução
O espaço da exposição foi planejado para reproduzir o mesmo clima inovador e a decoração da loja original. Quem estiver com viagem marcada para a cidade-luz, essa é uma excelente oportunidade para conhecer mais intensamente a obra de St Laurent: um mestre da moda, que deixou sua herança de estilo para os fashionistas que seguem suas ideias icônicas até hoje.
Serviço
Exposição: "Saint Laurent Rive Gauche – La Révolution de La Mode"
3, rue Léonce Reynaud, 75116
Paris - Metrô Alma Marceau
Até 17 de julho de 2011