
Estilo de vida
22/09/2011 às 13:49•1 min de leitura
Vestido Widows of Culloden, da coleção
outono/inverno 2007. Fonte: Divulgação
A mostra Alexander McQueen – Savage Beauty fez tanto sucesso no Metropolitan Museum of Art, de Nova York, que era de se esperar que os britânicos também mostrassem interesse em receber a mostra em Londres, cidade natal do estilista.
Mas o que ninguém esperava é que os ingleses fariam uma petição online para formalizar o pedido. O abaixo-assinado organizado pela editora da revista Grazia, Melanie Rickey, já conta com mais de 2,5 mil assinaturas.
E parece que o movimento do público está tendo resultado. Os representantes da grife estão em negociação com alguns museus e espaços culturais ingleses na tentativa de definir um local adequado para receber as criações exuberantes de um dos maiores estilistas da última geração.
Mas essa tarefa não é das mais fáceis. Além da falta de um lugar para abrigar a mostra, os organizadores se preocupam com o transporte das peças e a montagem da exposição. O acervo, que atualmente se encontra em Nova York, conta com peças frágeis e muito delicadas, que exigem padrões de transporte e conservação rigorosos. Quanto à montagem, será preciso adaptar a configuração original da mostra, já que ela foi totalmente planejada de acordo com o espaço do Costume Institute, do MET.
Depois de ter batido o recorde de público em Nova York – mais de 600 mil pessoas viram a mostra –, resta torcer para que o pedido dos britânicos seja atendido e, mais ainda, torcer para que essa exposição possa rodar o mundo e fascinar muito outros visitantes.