
Estilo de vida
11/01/2012 às 15:07•4 min de leitura
Loja da Prada na Itália. Fonte: Getty Images
O Brasil está entrando para o roteiro de compras de artigos de luxo. O crescimento da economia brasileira despertou o interesse de todas as partes do mundo, e o aumento do investimento dos consumidores do país por produtos caros não passou despercebido pelas principais grifes da moda internacional.
Desde 2010 esse setor de produtos de alto valor vem crescendo. No primeiro ano, o aumento chegou a 28%, se comparado a 2009. E a precisão é de que em 2011 esse crescimento tenha alcançado um índice de 33%.
Esses dados positivos inspiram as Maisons estrangeiras a investir em espaços no Brasil, e os novos empreendimentos de luxo que serão inaugurados aqui facilitam ainda mais as negociações.
Imagem do Shopping JK. Fonte: Reprodução
Na capital paulista, estão confirmados os lançamentos de um maior número de marcas, cuja maioria abrirá suas portas no Shopping JK Iguatemi, que pertence ao grupo Jereissati. O local estará à disposição do público a partir do mês de março e promete se tornar parada obrigatória das fashionistas. Lanvin, Balmain e Yves Saint Laurent são alguns exemplos do que será possível encontrar lá.
Interior do VillageMall. Fonte: multiplan.com.br
No Rio de Janeiro, a novidade é o VillageMall, do grupo Multiplan, que investiu pesado para chamar a atenção do público classe A. Com Nicole Kidman como garota-propaganda, o empreendimento atraiu investimentos da Burberry, Carolina Herrera, Gucci, Louis Vuitton, Tiffany & Co, Cartier, Montblanc e Ermenegildo Zegna.
O espaço promete corresponder à altura ao luxo das marcas com um projeto arquitetônico diferenciado composto por pé-direito altíssimo e claraboias de vidro para favorecer a entrada da luz natural.
Outras cidades como Brasília e Curitiba também receberão espaços do estilo para atender aos consumidores sofisticados. Além das novidades, grifes que já investiram no país tendem a expandir sua participação no mercado da moda nacional. É o exemplo da Marc Jacobs, que vai inaugurar sua segunda loja brasileira no Shopping Iguatemi; da Burberry, que chegará ao Shopping Higienópolis; e de outros destaques, como Gucci, Louis Vuitton, Dior e Salvatore Ferragamo.
Confira a lista das marcas que estarão no Brasil a partir de 2012 e se prepare para ver as coleções bem de perto.
Yves Saint Laurent
Boutique Yves Saint Laurent em Milão. Fonte: Getty Images
A grife chega ao Brasil em 2012 expandindo a lista de 66 lojas oficiais no mundo. Um dos espaços ficará em São Paulo, no Shopping JK Iguatemi, e o outro em Curitiba, no Pátio Batel, novo empreendimento de compras da cidade.
Porém, ainda não há previsão da data exata em que as consumidoras brasileiras poderão conferir as coleções da Yves Saint Laurent.
TopShop
Loja da TopShop na Austrália. Fonte: Getty Images
Conhecida por vender as principais tendências de moda a preços acessíveis, a gigante inglesa do fast fashion desembarca no Brasil em 2012 ainda no primeiro semestre do ano. Desde 2010 há rumores do interesse da marca em investir no país, mas foi o Shopping JK Iguatemi o escolhido para abrigar o espaço de aproximadamente 1.000 metros quadrados.
A loja vai oferece todas as linhas de roupas e acessórios, além das peças da TopMan, que produz as coleções da marca destinadas ao público masculino.
Lanvin
A Lanvin também escolheu o Shopping JK Iguatemi para abrir sua primeira boutique no Brasil. A previsão é de que o espaço inaugure em abril deste ano na capital paulista, trazendo coleções badaladas como a desenvolvida em parceria com a rede de fast fashion H&M, que ajudou a dar destaque para a grife.
Michael Kors
Michael Kors em Los Angeles. Fonte: Getty Images
Relógios, óculos e outros artigos assinados pelo designer já podem ser encontrados em vários endereços brasileiros. A partir de 2012, no entanto, será possível ter acesso a mais itens das coleções do estilista no VillageMall, o empreendimento de luxo carioca da Barra da Tijuca.
A grife vai inaugurar seu espaço no local oferecendo para as clientes, inclusive, as bolsas que são objetos de desejo de muitas mulheres.
Goyard
Fonte: Getty Images
A grife francesa é conhecida por suas malas e bolsas de luxo customizadas com as iniciais do dono, que são gravadas à mão. A Goyard está no mercado há mais de 150 anos e chega ao Brasil com uma loja em São Paulo, também no Shopping JK Iguatemi. A inspiração da arquitetura do espaço virá da boutique da marca localizada na rua Saint-Honoré, em Paris. A boa notícia é que já há um artesão selecionado para as customizações (batizadas de “marquage”) das compras dos consumidores brasileiros.
Balmain
Balmain em Paris. Fonte: Getty Images
Outra grife que já confirmou a chegada ao Brasil em 2012 é a Balmain, que terá um espaço no Shopping Cidade Jardim, que fica em São Paulo. A inauguração da loja está prevista para fevereiro desse ano.
Gucci
Interior da loja da Gucci, em Londres. Fonte: Getty Images
A grife italiana já possui lojas no país, mas o Shopping JK foi o escolhido pela Gucci para abrigar a primeira loja da marca voltada ao público masculino, que tem inauguração prevista para 2012. Para as mulheres, a boutique inaugurada anteriormente está no Shopping Iguatemi e outra deve ser lançada no Shopping Cidade Jardim.
Prada
Prada em Milão. Fonte: Getty Images
A Maison já está presente no Brasil com uma loja no Shopping Cidade Jardim, na capital paulista. O espaço, porém, é provisório e deverá funcionar apenas até novembro de 2012. Mesmo assim é possível encontrar nele as últimas novidades de coleções masculinas e femininas, incluindo roupas, sapatos e outros acessórios da grife.
A boutique temporária também não deixa a desejar em nada em relação às demais existentes no mundo. A fachada foi projetada em mármore negro, e o interior, desenvolvido pelo arquiteto italiano Robert Baciocchi, conta com o piso no estilo de tabuleiro de xadrez e nichos e couro Saffiano para expor os artigos.
Miu Miu
Loja da Miu Miu em Nova York. Fonte: Getty Images
De olho no sucesso de vendas de sua grife principal nas terras brasileiras, Miuccia Prada está planejando trazer a sua segunda marca, a Miu Miu, também para o Brasil. Ainda não há data ou local definidos para a inauguração, mas a intenção é de oferecer às consumidoras as roupas, bolsas e sapatos que fazem sucesso no mundo todo.
Issa London
Apesar de ser comandada pela estilista brasileira Daniela Helayel, a Issa London ainda não possui um espaço no país. A designer, que ficou famosa depois de Kate Middleton incluir as peças da grife em seu guarda-roupa, está planejando inaugurar um espaço aqui.
Porém, ainda não há confirmação de data ou local para o lançamento.
Bottega Veneta
Espaço da marca em Las Vegas. Fonte: Getty Images
A grife já está presente em São Paulo, com um espaço recém-inaugurado no Shopping Iguatemi. Porém, ainda em 2012, outra loja da marca deve ser inaugurada na capital paulista. O espaço atual já mostrou o alto interesse da marca em investir no mercado brasileiro. Ele possui 100 metros quadrados, foi projetado por Tomas Maier e oferece às consumidoras uma grande variedade de acessórios em couro (como bolsas e sapatos), além de joias, óculos e perfumes. Há opções para homens e mulheres.
Tod’s
Tod's de Nova York. Fonte: Getty Images
Na área dos calçados, a marca italiana Tod’s é uma das mais conhecidas por criar modelos feitos sob medida. A marca também oferece acessórios como joias, cintos e carteiras que devem chegar ao Brasil em 2012 em três novos espaços. A previsão é de eles sejam inaugurados nos shoppings Cidade Jardim, Iguatemi e JK Iguatemi, todos localizados na capital paulista.
Balenciaga
Balenciaga em Nova York. Fonte: Getty Images
O novo shopping do grupo Iguatemi também chamou a atenção da Balenciaga que, em breve, deverá ocupar um espaço do empreendimento. Porém, ainda não há data confirmada para a inauguração da boutique.
Tiffany & Co.
A loja da Tiffany & Co. de Londres. Fonte: Getty Images
Uma das joalherias preferidas das mulheres nova-iorquinas também vai expandir sua presença no Brasil. A Tiffany&Co. já confirmou a inauguração da primeira loja do sul do país, que ficará no Shopping Pátio Batel, em Curitiba. A previsão de abertura é setembro de 2012, mês em que o empreendimento será inaugurado.