Prepare-se para o inverno 2013

16/02/2012 às 14:023 min de leitura

undefinedAs macrotendências do WGSN. Fonte: style.com

O Inverno 2012 ainda nem chegou, mas o mundo da moda não para. Por isso, as temporadas fashion internacionais desse mês já dão pistas do que poderemos esperar de tendências para os dias frios do ano que vem.

Porém, mesmo antes do New York Fashion Week abrir a maratona de desfiles que depois passará por Londres, Milão e Paris, o portal de tendêncisa WGSN pesquisou o que será referência no período.

Confira os resultados do levantamento, além do que passou pelas passarelas, e se prepare para 2013.

Grandes tendências, segundo o WGSN

O portal começou a organizar todas as influências que devem estar em alta no inverno 2013 no primeiro semestre do ano passado, de acordo com o que vem acontecendo no mundo da moda.

Para o WSGN, há várias discussões que vão repercutir nas coleções, como a preocupação com a sustentabilidade, o futuro do mercado de luxo (que passa por uma crise na Europa, principalmente), as novas características da classe média, o high & low e a influência da tecnologia, além um conceito reformulado para o natural.

Mesclando esses aspectos, o portal chegou a três grandes tendências que serão traduzidas nas coleções para o frio: a hipercultura, a neutralidade radical e o eco hedonismo.

undefinedO étnico sofisticado de Emilio Pucci. Fonte: style.com

Na primeira, o destaque vai para o surgimento de novas influências. Os países emergentes é que darão os elementos para uma mistura de ícones e estilos, entre eles Egito, Turquia e África do Sul.

Assim, as antigas tradições passam a incorporar as características da tecnologia, como a rapidez da internet. Oriente e Ocidente se unem para compor estampas étnicas, formas hídricas e peças de alfaiataria dando origem a uma herança global, que não deixa de remeter ao passado cultural.

undefinedAndroginia e cores neutras na coleção da Proenza Schouler. Fonte: style.com

Em contrapartida, a neutralidade radical traduz o novo conceito de natural por meio da androginia e do minimalismo. Já é possível ver essa macrotendência se manifestando desde agora com o sucesso de modelos com as características de Andrej Pejic, por exemplo. Assim, as formas não definirão o gênero, adequando-se cada vez mais tanto a homens quanto a mulheres.

Para reforçar a onda, os tons se apagam e clareiam, formando uma nova cartela de cores para o inverno. Esse processo começa já no verão, quando as tonalidades pastel ganham destaque no hemisfério norte.

Por fim, o WGSN identificou o eco hedonismo, que reflete a preocupação com a sustentabilidade. Essa grande tendência deverá incluir o ecológico no mercado de luxo, porém de forma mais sofisticada. E não será apenas a alta-costura que será influenciada pela preocupação com o ambiente. Ela também estará na gastronomia sofisticada, nos caros produtos de beleza e no comportamento da classe A.

undefinedHervé Léger by Max Azria. Fonte: style.com

Inspirada na natureza, a cartela de cores abrirá espaço para tons terrosos, e surgem materiais como plumas e rendas naturais, assim como um toque rústico nas peças. A ideia é criar o equilíbrio entre o simples e o sofisticado, ficando no meio do caminho entre o minimalismo e o exagero.

Além das tendências mapeadas pelo portal, o início dos desfiles em Nova York e as coleções de pre-fall já dão uma ideia do que vai pegar no inverno de 2013. Confira a seguir.

Cores e estampas

undefinedVariação de cores para o inverno - DKNY e Bradgley Mischka. Fonte: style.com

Se, de acordo com o WSGN, a paleta de cores irá incluir tons terrosos e claros, foi possível ver nas passarelas que o azul marinho estará em alta, inclusive substituindo o preto, que também apareceu em várias coleções. Destaque para outras tonalidades sóbrias, como o cinza.

Vale ressaltar, no entanto, que as cores intensas não ficarão de fora do inverno. Vermelho, rosa e tons flúor foram vistos nos desfiles da L.A.M.B., DKNY e Carolina Herrera, por exemplo.

Houve espaço também para cores que remetem a joias, como esmeralda e ouro. Esse último aparece tanto nos tecidos metalizados quanto nos sofisticados bordados de paetês e canutilhos de algumas grifes, como Badgley Mischka e Jenny Packham.

Entre as estampas, vale ressaltar a presença do étnico oriental (já previsto pelo portal de tendências) em versões luxuosas, xadrez, listras e florais.

Matérias-primas para todos os gostos

undefinedLãs e transparências de Alexander Wang. Fonte: style.com

Os tecidos utilizados nas coleções em geral variam bastante, mas as peles, lãs texturizadas, transparências e rendas (inclusive coloridas) apareceram de forma recorrente na passarela.

Estilos democráticos

Entre os estilos apresentados pelas grifes, o peplum, formado por conjuntos de casaco curto e saia ajustada ao corpo esteve frequentemente nos desfiles.

O inverno de 2013 também promete ser rico em saias de todos os tipos. Há modelos justos ou volumosos, com comprimentos variados e com corte em linha A. Mas quem não gostar muito do estilo, pode contar ainda com as calças slim, que estarão em alta.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: