
Estilo de vida
28/05/2012 às 13:29•2 min de leitura
O TodaEla teve a oportunidade de conversar com a criadora da marca de moda praia Salinas, Jacqueline De Biasi, no stand da marca no Rio-à-Porter. O stand estava lindo e contava com toda a nova coleção de verão 2013 da marca, incluindo as novíssimas linhas Salt e Bossa, e a coleção de lingerie da marca.
A Salinas, que completa 30 anos em 2012, resolveu para esta temporada investir mais em peças para serem usadas fora da praia. Jacqueline explicou que essas peças sempre existiram, porém como complemento ao biquíni. Hoje, elas ganharam vida própria e se desdobraram em duas linhas, a linha Salt pensada como uma saída de praia e a linha Bossa, totalmente independente, para ser usada nas ruas, no dia-a-dia.
Jaqueline explicou que o lançamento dessas linhas, em especial da Bossa, permite que a marca entre em regiões nas quais antes não era tão viável, como o Sul do país e o interior. Segundo ela, uma marca não pode viver só de praia e dependendo apenas dessa sazonalidade, é necessário manter o faturamento ao longo do ano. A Salinas conta com mais de 50 lojas em todo o Brasil e também é bastante popular no exterior, entretanto as exportações não tem tendência de crescimento tão cedo devido a fatores como a crise mundial e a fraqueza da economia externa.
Nessa coleção, a marca desenvolveu cerca de 40 estampas para a moda praia, sendo que elas foram divididas e aparecem também nas linhas Salt e Bossa, porém sem repetir entre uma e outra. O verão 2013 foi construído com tecidos leves como viscose, seda e algodão e seus derivados.
As peças preferidas de Jaqueline são as de seda, mas ela deixa claro que as roupas não são feitas para ela usar, “mesmo quando eu desenhava os biquínis, não os fazia pensando em mim e no meu gosto pessoal, então se eu puder usar, algo está errado”. Ela ressalta a característica jovem da marca e diz que no máximo usa algumas calças e casacos.
Jacqueline De Biasi e Ana Claudia Demaison da SalinasA coleção desfilada no Fashion Rio deve chegar às lojas em agosto, porém as peças do desfile ainda serão traduzidas para as praias e simplificadas para chegarem ao público de uma maneira mais comercial. Os acessórios desfilados, os brincos, as viseiras e os chapéus foram desenvolvidos por Claudia Savelli, que inclusive já trabalhou na Salinas. As peças são exageradas e feitas com plástico de cadeira de praia, ou seja, nada confortáveis de ser usar no dia-a-dia. Por isso também serão readaptadas antes de vender, em versões menos exageradas e transformadas em brincos e colares mais usáveis.
Os sapatos usados no desfile foram dois novos modelos de Melissa. Um deles, a rasteirinha Melissa Morning + Salinas foi totalmente desenvolvida dentro da Salinas e a anabela, Melissa Peace + Salinas, foi customizada pela marca, ganhando laços que permeiam toda a coleção de verão 2013 e revestimento de madeira fachetada no salto.
Os óculos do desfile também são novidade, os modelos redondinhos contam com lentes coloridas que podem ser trocadas e foram descobertos em Londres por Jaqueline. Os modelos são da marca Festivals Spetaculos e serão vendidos com exclusividade pela Salinas no Brasil.
Ana Claudia Demaison, estilista da marca, também conversou com a gente e ressaltou que hoje a Salinas é uma loja de onde a cliente pode sair totalmente vestida, desde a lingerie até os acessórios. Segundo a estilista, a marca sempre teve esta característica, porém hoje funciona 100% coordenada para a criação de looks completos. Ela ainda observa que as bolsas desfiladas são originais da Salinas e chegam às lojas junto à nova coleção.
Sobre as preferências das peças da nova coleção, a estampa de coqueiros com uma praia paradisíaca é unanimidade, preferida tanto por Jacqueline quanto por Ana Claudia.
A linha de lingerie da marca também é lançada junto com a coleção e com a mesma temática, porém a estilista das lingeries, Ana Paula Barbosa diz que as estampas são recoloridas e ganham toques mais suaves e românticos, próprio das lingeries.