As macrotendências para o inverno 2013-14, segundo a WGSN

06/07/2012 às 14:152 min de leitura

undefinedFormas arredondadas e romantismo estarão em alta no próximo inverno. Fonte: Getty Images

Enquanto a temporada de verão mal terminou as apresentações do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week, as principais entidades do mercado da moda já estão pensando no inverno 2013. Esse é o caso da WGSN, um portal que antecipa tendências, com publicação diária de notícias do setor.

Como de costume, o bureau já antecipou as macrotendências para a próxima temporada. Segundo a divulgação da WGSN, as informações são baseadas em pesquisas socioculturais, que se transformam em influências para cada estação, servindo de base para as criações de design do futuro.

Para o outono/inverno 2013-14, três tendências devem influenciar as criações de moda: Hacktivate, 21st Century e Living Design.

Hacktivate: faça você mesmo

[nznvideo]{@{iframe src="http://player.vimeo.com/video/43973417" webkitallowfullscreen="" mozallowfullscreen="" allowfullscreen="" frameborder="0" height="300" width="400"}@}<br>{@{/iframe}@}[/nznvideo]

Esta é uma evolução da tendência Idiomatic, apontada em temporadas anteriores. Nela, há a valorização do conceito DIY, ou seja, “Faça Você Mesmo”. Nesse contexto, surgem novos makers, sendo possível qualquer um criar, gerar uma nova estética. Você pode modificar, melhorar e reinventar objetos dando a ele a sua cara, de acordo com as suas necessidades.

Na moda, o Hacktivate se expressa em cores fortes e brilhantes, que se contrapõem ao preto e branco. O look sports glam resume a macrotendência, com silhuetas simples inspiradas no sportswear, mas feitas em tecidos luxuosos (tafetá, couro metalizado, acabamentos “wet” e vinil) e com detalhes de paetês em jaquetas varsity, por exemplo.

21st Century Romance: o romantismo voltou

[nznvideo]{@{iframe src="http://player.vimeo.com/video/43989356" webkitallowfullscreen="" mozallowfullscreen="" allowfullscreen="" frameborder="0" height="300" width="400"}@}<br>{@{/iframe}@}[/nznvideo]

A beleza imponente e deslumbrante é o destaque para essa tendência, que surge como um conceito de design. Ela tem como fontes a ciência, a natureza, o artesanato e a composição de elementos de design aparentemente contraditórios.

A macrotendência mostra um novo sentido de beleza para o século 21, com foco na arte futurista. E, assim como o romantismo no século 18, a nova versão celebra a espiritualidade, a natureza, a emoção, a autenticidade e a imaginação.

É possível considerar essa influência como uma reação à revolução tecnológica desta década, sendo possível resumi-la em temas como Conto de Fadas Moderno e Dark Drama. Nesse contexto, as formas da natureza são usadas para trazer a emoção e a espontaneidade de volta.

Para a moda, a macrotendência deve criar looks hyper-craft, com tecidos inspirados no barroco e no gótico, além de técnicas decorativas como devoré e estampas tone-on-tone. A cartela de cores será formada por tons pastel, contrastando com preto e prata, que dão o toque de drama às produções com inspiração nas pinturas clássicas.

Outro contraste dessa influência será entre as peças delicadas e românticas em um styling mais grunge, com pegada street. Tecidos leves serão mesclados a elementos pesados.

Living Design: os objetos ganham vida

[nznvideo]{@{iframe src="http://player.vimeo.com/video/43983538" webkitallowfullscreen="" mozallowfullscreen="" allowfullscreen="" frameborder="0" height="300" width="400"}@}<br>{@{/iframe}@}[/nznvideo]

Nessa macrotendência, os objetos passam a comunicar ideias por meio da aparência, do toque e da interação. Em resumo, a ciência, a tecnologia, os animais e os humanos se misturam para criar uma nova espécie de design.

O luxo é transmitido por meio de produtos que comunicam ideias através da forma. As superfícies se arredondam, ganham peles e os objetos adquirem características humanas e animais.

Na moda, o Living Design promete dar origem a uma paleta de cores amplificada e vibrante, além de tons como o marrom e verde, mais propensos ao outono. As silhuetas serão orgânicas, mais arredondadas. As peças, independente do estilo (vintage, gráficas ou com pegadas de humor), terão personalidade.

Agora, resta esperar a estação chegar para conferir como essas influências vão pegar na passarela do próximo outono.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: