(Fonte da imagem: Reprodução/Mars One)

De acordo com uma notícia publicada pelo site Mashable, a empresa holandesa Mars One pretende estabelecer a primeira colônia humana em Marte no ano de 2023. Para isso, a companhia deverá construir uma estrutura que servirá como base de apoio e residência para quatro astronautas, enviados para viver e trabalhar no Planeta Vermelho pelo resto de suas vidas.

Depois que os quatro primeiros humanos tenham fixado residência em Marte, a Mars One pretende enviar mais colonizadores — um casal a cada dois anos —, para que o desenvolvimento de uma comunidade real seja viável, com possibilidade de se estabelecer e crescer no espaço.

Colônia marciana

Para tanto, a empresa desenvolveu um plano técnico dividido em fases. A primeira delas, prevista para ser colocada em prática dentro de quatro anos, deve enviar um satélite de comunicações a Marte. Depois de dois anos, em 2018, a empresa espera ter coletado informações suficientes para determinar a melhor localização para estabelecer a colônia.

A terceira fase, prevista para 2020, visa o envio da infraestrutura necessária, como geradores de oxigênio e placas solares e, no final de 2022, a fase final deverá enviar os quatro astronautas responsáveis por iniciar a colonização do planeta.

Ainda não está muito claro como o fundador da Mars One, Bas Lansdorp, espera financiar o utópico projeto. Contudo, aparentemente, ele deseja criar um espetáculo de mídia envolvendo o processo de colonização. Seria este o primeiro Big Brother espacial?

Fontes: Mashable e Mars One