(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Sabe aquela nuvem branca artificial que às vezes é produzida em festas e outros eventos? Conhecida como gelo-seco, essa fumaça é criada quando o dióxido de carbono congelado — que se forma a temperaturas de –125 °C — entra em contato com o ar, passando do estado sólido para o gasoso sem passar pelo estado líquido.

Entretanto, de acordo com uma notícia publicada pela NASA, a sonda espacial MRO encontrou fortes evidências de que em Marte neva gelo-seco. Segundo os cientistas, esse é o único local no nosso Sistema Solar onde ocorrem tempestades de dióxido de carbono em estado sólido de que se tem notícia até o momento.

Flocos de neve

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

A sonda registrou imagens de nuvens contendo dióxido de carbono em forma de neve no polo sul do Planeta Vermelho e, de acordo com os dados coletados, essas formações são grandes e densas o suficiente para causar a precipitação dos flocos e posterior acúmulo sobre a superfície.

Agora, pense nas possibilidades! Caso algum dia os humanos realmente cheguem a estabelecer bases para colonizar Marte, já sabemos que, além de fazer sandboard nas suas inúmeras dunas, também poderíamos nos divertir com esportes de inverno!

Fontes: NASA